Folha de S. Paulo


Para Inglês Ver: A Maior Copa do Mundo de Todos os Tempos!!!!

Como todo mundo que não tem pontos de referência culturais que antedatem Zinedine Zidane, "OK Computer" e a segunda temporada de "The Office" insiste em dizer, esta foi a Maior Copa do Mundo de Todos os Tempos!!!

O Fiverão, que como todo mundo não pesquisou a respeito, concorda plenamente. Que magnífico espetáculo! Uma fase de grupos que teve gols! Um par de jogos com prorrogações decentes na segunda fase que infelizmente não derrubaram os favoritos! Cinco gols nas quatro partidas das quartas de final, apenas 21 a menos do que os registrados nessa fase em 1954!

Sim, tivemos quatro semanas de piquenique e alegria inocente, uma lufada de ar fresco em um mundo cínico, e o melhor momento foi quando aqueles 11 caras tiveram um colapso nervoso coletivo ao peso de níveis intoleráveis de expectativa e pressão, e o mundo inteiro zombou deles, apontou que suas vidas serão inalteravelmente mudadas, para sempre, e possivelmente arruinadas –e tudo isso, claro, em forma de um bate-papo descontraído e bem intencionado. Melhor Copa de Todos os Tempos.

Todas as Melhores Coisas de Todos os Tempos precisam acabar, porém. E a Copa do Mundo está no finzinho. A final! Nas 19 copas anteriores, pelo menos uma final foi realmente boa. Talvez duas ou três. Duas. Não importa: ela de qualquer jeito será melhor que a disputa pelo terceiro lugar, uma partida que ninguém jamais recorda ou menciona, a menos que seja turco, ou croata, ou esteja no pub ao lado de Peter Shilton e, depois de alguns copos de Coragem Dourada, decida arriscar provocar o antigo goleiro da seleção inglesa até fazê-lo perder a calma.

Isso pode explicar por que o Maior Treinador de Todos os Tempos, na Maior Copa de Todos os Tempos, Louis Van Gaal, cuja dinâmica seleção holandesa marcou no total um gol em suas três partidas de mata-mata, não considera que seu time tenha boas chances na disputa contra o Brasil, sábado.

"Essa partida não deveria ser jogada, nunca. É algo que venho dizendo há 10 anos", anunciou Van Gaal. E tendo assim conquistado alguma atenção, ele ganha o direito de continuar divagando. "Só existe um título que conta, é o de campeão do mundo. A pior coisa é que existe a chance de que você perca duas vezes em seguida e que, em um torneio no qual você jogou tão maravilhosamente bem, volte para casa como derrotado. Isso não tem coisa alguma a ver com o esporte, em minha opinião".

É uma atitude que certamente representa um bom presságio para um grande jogo, especialmente com o adversário se recuperando de um colapso nervoso causado por níveis inimagináveis de expectativa e pressão.

"Sei que minha carreira ficará marcada por essa derrota", murmurou o colega de Van Gaal, Luiz Felipe Scolari. "Mas temos a obrigação de seguir adiante, pensar no nosso próximo objetivo, que nesse caso é a disputa do terceiro lugar em Brasília. Sei que é um sonho muito menor do que aquele que todos desejávamos, mas temos de honrar a camisa da seleção nacional". E a essa altura sua voz se tornou um murmúrio indistinto, ele ergueu as pernas, abraçou os joelhos contra o peito e ficou se sacudindo na cadeira por um longo, longo tempo.

A festa não termina lá, claro. Pois no domingo temos o grande jogo, entre Alemanha e Argentina. É a terceira vez que essas duas seleções se enfrentam em uma final, um desfecho que suplantou Brasil vs. Itália em termos de tediosa repetição. Teremos uma repetição da final de 1990, que foi horrorosa?

Ou da final de 1986, que foi um lixo unilateral até os 29 minutos do segundo tempo, quando os alemães marcaram dois gols de gola parada, o que fez da partida um jogo gloriosamente disputado por quase três minutos mágicos a mais, até que a Argentina se reencontrasse e marcasse o gol da vitória?

Tanto uma coisa quanto a outra servirão, até onde isso interessa ao Fiverão, porque, não importa o que venha a acontecer, esta terá sido a Maior Copa do Mundo de Todos os Tempos!!!! E as imagens da Espanha em 1982, os relatos sobre 1958, os dados sobre 1954, as provas sobre o México em 1970 e os fatos sobre a outra Copa do Mundo realizada no Brasil não nos convencerão do contrário, papai!

FRASE DO DIA
"Mesmo com seis a zero, sete a zero, eles não desistiram –continuaram correndo, continuaram tentando"
Neymar, cujo esforço de ver as coisas pelo lado bom faz com que Eric Idle pareça Morrissey.

NOTAS E NOVIDADES
Os meganhas brasileiros agora consideram Ray Whelan, o presidente britânico da companhia oficial de hospitalidade da Fifa detido como parte de uma investigação sobre US$ 100 milhões em vendas ilegais de ingressos, como foragido. "Temos imagens de uma câmera de segurança que o mostram deixando o hotel por uma porta de serviço", disse um porta-voz da polícia.

*

Alexis Sánchez colocará suas coxas cintilantes a serviço do Arsenal por 30 milhões de libras. "Aguardo ansiosamente a oportunidade de conhecer meus novos colegas de time e jogar pelo Arsenal na Premier League e na Champions League", celebrou o chileno.

*

Ryan Giggs calcula que Louis van Gaal, tendo inventado o futebol nesta Copa do Mundo, não terá medo de se tornar o novo Não Lorde Ferguson. "Ele com certeza vai curtir, e estará aguardando ansiosamente para começar. Já trabalhou em grandes times - Barcelona, Bayern de Munique - e ao meu ver agora estará no maior dos clubes" [Manchester United].

*

E Marouane Chamakh assinou um contrato de dois anos com o Crystal Palace que parece ter recarregado suas baterias. "Joguei mais futebol este ano e por isso escolhi vir para cá - para curtir o futebol e me divertir de novo", cantarolou o marroquino.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: