Folha de S. Paulo


Ronaldo continua como o atacante mais completo, diz Klose

Maior artilheiro da história das Copas, o atacante Miroslav Klose procurou afagar Ronaldo, o colega a quem superou com o gol marcado contra o Brasil, o segundo nos 7 a 1 do "Mineiraço".

Klose, 36 anos, chegou a 16 gols em Mundiais. Ronaldo tem 15.

"O que tenho para dizer é o mesmo que dissera antes de quebrar seu recorde: que ele é um jogador de primeira classe. Jogo na Itália e lá todos continuam a dizer que Ronaldo foi o melhor que já jogou naquele país. É o atacante mais forte que enfrentei", afirmou Klose, em entrevista no centro de mídia da federação alemã em Santo André, litoral baiano.

"Eu o vi jogar e concordo com todos os que dizem que foi o atacante mais completo, que tinha tudo o que um atacante precisa. Não só isso, mas ele também é grande figura humana".

Sobre o fato de Ronaldo ter testemunhado in loco o seu recorde cair –o brasileiro estava no Mineirão como comentarista da TV Globo–, o polonês naturalizado alemão disse:

"Deve ter sido muito, muito difícil para ele me ver quebrar o seu recorde em Copas. Quando fiz o 15º gol [contra Gana], ele me mandou uma mensagem, 'bem-vindo ao clube'. O que posso dizer agora é que é muito bom estar no clube dos 16 e que eu convido todos a se juntarem a ele", brincou o centroavante da Lazio.

Klose defendeu que a Alemanha se blinde contra a euforia pela goleada e disse que seu recorde de nada adiantará caso seu time não vença a Argentina na final. "Sim, fomos banhados por glória após o jogo contra Brasil, mas são apenas 24 horas. Em 2002 já perdi uma final [para o Brasil], sei como é terrível".

"Quem me conhece, sabe que meu foco agora está na Argentina. Talvez este fosse o momento para curtir, mas realmente vou deixar isso para depois. Se perdermos a final, minha alegria irá embora, apesar do recorde".

Segundo o auxiliar técnico da Alemanha, Hansi Flick, todos os jogadores estão à disposição para a partida do domingo (13) no Maracanã. Flick deu a informação ao ser diretamente questionado sobre a situação do zagueiro Hummels, que sentiu uma tendinite no joelho na goleada sobre o Brasil e nesta quarta (9) foi a uma cidade próxima ao QG do time fazer exames.

A Alemanha treinará na tarde desta quinta (10) no campo construído em Santo André para a seleção, distante 3 km do resort onde se hospeda a equipe. Como de costume, apenas 15 minutos do treino serão abertos à imprensa.

Patrik Stollarz/AFP
O atacante Miroslav Klose concede entrevista em Santo André, litoral baiano
O atacante Miroslav Klose concede entrevista em Santo André, litoral baiano

Endereço da página:

Links no texto: