Folha de S. Paulo


Jornalista costa-riquenho explica por que seu país é tão especial

Como é a Costa Rica? Um guia básico de turismo resumiria assim: terra de vulcões, praias, clima tropical, um país sem exército e democrático.

A Costa Rica verdadeira é mais que a descrição de um paraíso na Terra. É uma nação de gente trabalhadora -que todas as manhãs se levanta para isso- amável, brincalhona. Uma gente que sofre com a burocracia estatal, com o trânsito nas ruas, o preço da gasolina e o mau estado de algumas estradas. Os motoristas se enervam com facilidade, e para eles é sempre o outro que dirige mal.

É uma terra de gente calorosa, solidária e sobretudo unida em momentos de angústia, como quando o país sofre um terremoto, inundação ou qualquer outra catástrofe natural.

Há uma maioria amante do futebol que esquece seus times quando joga a seleção e celebra nas ruas com camisas vermelhas vitórias como as que aconteceram nesta Copa do Mundo.

Como em todo país também há pessoas que não trabalham, que ganham a vida com facilidade e preferem abandonar os estudos e nunca mais voltar. Elas são minoria.

A economia costa-riquenha tem por base a agricultura, o turismo e a exportação de equipamentos eletrônicos e de serviços diversos.

A população está cada vez mais integrada às redes sociais, especialmente o Facebook, onde o bom, o mau e o feio que ocorram no país se convertem em tema de eterna conversação. Gols perdidos, polêmicas sobre arbitragens, as transações obscuras de um funcionário público - tudo dá origem a centenas de piadas e críticas, em segundos.

Há cargos que requerem grande qualificação e pessoas bem preparadas, e também profissionais que trabalham com qualquer coisa menos aquilo que estudaram.

É um país na qual a frase "pura vida" serve para cumprimentar, agradecer e como despedida, entre dezenas de outros usos. E onde a palavra "mae" está ligada à cultura popular. Primeiro os homens a usavam para se referir uns aos outros, e agora não existe separação de gênero e as mulheres também a usam.

O desjejum consiste de "gallo pinto" (arroz e feijão), e o prato típico do almoço é o "casado", com arroz, feijão, salada, bananas terra maduras e uma porção de carne bovina ou branca.

Não há extremos de clima, salvo nos lugares altos, onde a temperatura às vezes cai abaixo de zero; ela poucas vezes supera os 35 graus nas costas e os 25 graus no centro do país.

Assim é a Costa Rica, um país religioso, de maioria católica, que todo dia 2 de agosto sai em passeata até a Basílica de Los Angeles para prestar tributo à sua padroeira, mas no qual também existe liberdade de culto e que vem se abrindo pouco a pouco à diversidade sexual.

É o país mais pura vida do planeta.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: