Folha de S. Paulo


Para torcida, Fred é o pior jogador do Brasil na Copa, mostra Datafolha

Ao contrário do que diz o ditado popular, a história nem sempre se repete. E, nesse caso, pior para Fred.

Elogiado após o sucesso na Copa das Confederações, quando foi o artilheiro da competição, com cinco gols –ao lado do espanhol Fernando Torres–, o centroavante é considerado agora pelo torcedor brasileiro o pior jogador do Brasil no Mundial.

Pesquisa Datafolha feita nos dias 1º e 2 mostra que o jogador do Fluminense foi escolhido –de forma espontânea, ou seja, sem que seu nome tenha sido citado– por 21% dos entrevistados como o pior do time brasileiro.

A avaliação foi realizada com 2.857 pessoas maiores de 16 anos em 177 municípios do país e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo Mauro Paulino, 53, diretor-geral do Datafolha, a percepção sobre o atacante é corroborada pelas estatísticas. Fred jogou quatro vezes, deu nove chutes a gol, 39 passes certos e fez um gol.

Como comparação, o alemão Müller, que também fez quatro jogos na Copa, deu 13 chutes ao gol e 115 passes certos e marcou quatro vezes.

A distância na avaliação de Fred para os demais jogadores da seleção é grande.

Atrás dele, vêm o atacante Hulk (9%), o lateral direito Daniel Alves (6%), o volante Paulinho (4%) e o lateral esquerdo Marcelo (3%).

Um terço (33%) não soube responder quem era o pior e 15% disseram "nenhum".

O índice de reprovação a Fred é maior entre os homens (26%), os mais jovens (28%), os mais instruídos (28%) e os que têm renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (31%).

Entre as mulheres, o atacante continua sendo o pior da equipe, mas apenas para 16%.

O MELHOR

Do outro lado, está Neymar. Para 56% dos entrevistados, o jogador do Barcelona é o melhor da seleção.

Atrás dele, e a uma distância bem maior da que separa Fred dos colegas mal avaliados, aparecem o goleiro Júlio César (10%), o zagueiro David Luiz (8%) e Hulk (5%).

A aprovação a Neymar é maior no Nordeste (60%) e entre os que têm muito interesse pela Copa (62%).

A ampla maioria (80%) considerou que a vitória do Brasil sobre o Chile foi justa.


Endereço da página:

Links no texto: