Folha de S. Paulo


Luis Suárez pede desculpas a italiano; Chiellini aceita e pede redução de pena

O atacante Luis Suárez pediu desculpa publicamente ao zagueiro italiano Chiellini, que foi vítima de uma mordida durante confronto pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, na Arena das Dunas, em Natal. O pedido foi feito através da conta do jogador no Twitter.

Suárez disse ainda que está arrependido e prometeu não repetir o gesto. Esta fora a terceira vez que ele morde um adversário.

Pela agressão, o jogador do Uruguai foi punido pela Fifa. Levou nove jogos de suspensão em confrontos pela seleção e mais quatro meses, sendo proibido de atuar, inclusive, no Campeonato Inglês. Ele defende hoje o Liverpool.

Após a suspensão, Suárez deixou a delegação uruguaia em Natal e não esteve presente na derrota para a Colômbia pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Em seguida, o zagueiro italiano, também via Twitter, aceitou as desculpas. "Está tudo esquecido. Espero que a Fifa reduza sua suspensão", escreveu Chiellini.

Leia abaixo a nota publicada pelo atacante uruguaio

"Depois de alguns dias em casa com a minha família tive a oportunidade de ficar mais calmo e refletir sobre a realidade do que aconteceu na partida entre Itália e Uruguai no dia 24 de junho de 2014.

Longe das polêmicas e das declarações contraditórias que foram ditas durante estes dias, sempre sem querer interferir na minha seleção, o certo é que meu companheiro de profissão Giorgio Chiellini sofreu no lance que teve comigo os efeitos físicos da mordida.

Me arrependo profundamente

Peço perdão a Giorgio Chiellini e a toda família do futebol

Me comprometo publicamente a nunca mais voltar a ter um incidente como este

Montevidéu, 30 de junho de 2014"

Reprodução/Twitter/luis16suarez
Reprodução do pedido de desculpas de Suárez publicado na conta do jogador no Twitter
Reprodução do pedido de desculpas de Suárez publicado na conta do jogador no Twitter

DEFESA

Antes de enviar a nota, Suárez dissera para a Fifa que não havia mordido Chiellini.

O atacante uruguaio alegou ao comitê disciplinar da Fifa que se desequilibrou e bateu a boca no ombro de Chiellini, ficando até mesmo com um hematoma na região e dores nos dentes.

"No momento do impacto, que me fez juntar os joelhos, perdi o equilíbrio e cai por cima do adversário. Neste momento, bati meu rosto contra o jogador, deixando um pequeno hematoma e uma forte dor nas peças dentais, o que determinou que o árbitro paralisasse a partida", disse Suárez.

KOSOVO

Um clube de Kosovo ofereceu um contrato de quatro meses a Suárez.

"Suárez não poderá jogar nos próximos quatro meses, mas como Kosovo não é reconhecido [pela Fifa], acredito que possa jogar aqui. Preparamos uma oferta ao Liverpool", disse Xhavit Pacolli, do clube Hajvalia Pristina ao diário "Bota Sol", do Kosovo.


Endereço da página:

Links no texto: