Folha de S. Paulo


Presidente do Uruguai xinga 'velhos da Fifa' por suspensão a Suárez

Paulo Pinto - 17.jan.12/Folhapress
José Mujica e a primeira-dama do Uruguai, a senadora Lucía Topolansky
José Mujica e a primeira-dama do Uruguai, a senadora Lucía Topolansky

O presidente do Uruguai, José Mujica, disse na noite de domingo (29) que a Fifa é formada por "velhos filhos da puta", em declarações a uma televisão local enquanto recebia em Montevidéu a seleção do país, eliminada no último sábado pela Colômbia nas oitavas de final da Copa do Mundo.

"A Fifa é um monte de velhos filhos da puta", disse o presidente no programa "La Hora de los Deportes", imediatamente levando as mãos à boca.

No entanto, quando o jornalista lhe perguntou se podia publicar suas declarações, Mujica respondeu: "publique por mim".

Acompanhado de sua mulher, a senadora, Lucía Topolansky, Mujica recebeu os jogadores da seleção uruguaia minutos após sua chegada ao país. Ao ser consultado sobre a polêmica frase de seu marido Topolansky afirmou rindo: "Concordo com as palavras do presidente".

"Podiam ter punido, mas não punições fascistas", comentou o ex-guerrilheiro, conhecido por seu estilo direto, referindo-se à suspensão imposta pela organização máxima do futebol ao atacante Luis Suárez.

O principal jogador do país foi suspenso pela Fifa com nove partidas oficiais do Uruguai e quatro meses impossibilitado de praticar qualquer atividade ligado ao futebol por morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, em confronto da primeira fase do Mundial.

Sem Suárez, o Uruguai foi derrotado no último sábado (28) por 2 a 0 pela Colômbia e eliminado da competição.


Endereço da página:

Links no texto: