Folha de S. Paulo


Com artilheiro da Copa, Colômbia bate o Uruguai e vai enfrentar o Brasil

Com dois gols de James Rodríguez, a Colômbia venceu o Uruguai por 2 a 0 neste sábado (28), no Maracanã, no Rio, e vai enfrentar o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo.

O jogo será na sexta (4), às 17h, no Castelão, em Fortaleza. Brasil e Colômbia nunca se enfrentaram em Copas do Mundo.

Mais cedo, a seleção brasileira suou para conseguir passar pelo Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte, nos pênaltis.

Após abrir o placar com David Luiz, permitiu o empate rival após uma falha da defesa. O 1 a 1 permaneceu até o fim do tempo normal e também da prorrogação. No último minuto de jogo, o Chile ainda carimbou o travessão brasileiro. Nos pênaltis, porém, Júlio César se destacou ao pegar dois pênaltis e ainda ver um, de Jara, bater na trave (clique aqui para ver os gols ).

"Júlio César calou a boca de muita gente", disse Neymar.

NOVO ARTILHEIRO

James Rodríguez, um dos destaques da equipe colombiana na competição, marcou os gols da partida aos 27 min do primeiro tempo e aos 4 min da segunda etapa, respectivamente, e se tornou o artilheiro do Mundial com cinco gols marcados. O meia deixou para trás Neymar, Messi e Thomas Müller, os três com quatro gols na competição.

Já o Uruguai pareceu sentir a ausência do atacante Luiz Suárez, suspenso por causa de uma mordida no italiano Chiellini, e pouco conseguiu agredir o adversário.

A PARTIDA

O Uruguai adotou postura mais defensiva no começo do jogo. Com a Colômbia no ataque, o meia Cuadrado, com muita velocidade, deu trabalho para a defesa uruguaia.

Mas o protagonista do jogo foi James Rodríguez. O meia marcou um golaço aos 27 min do primeiro tempo. Rodríguez recebeu passe de cabeça, ajeitou a bola no peito e, sem deixar ela cair, acertou um chute forte de fora da área. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Um dos gols mais bonitos do Mundial.

Após o gol sofrido, o Uruguai adiantou a marcação. O gol de empate quase saiu aos 32 min, em cobrança de falta de Cavani. Aos 38 min, González pegou sobra na direita e chutou cruzado, obrigando o goleiro colombiano Ospina a fazer boa defesa.

Já na segunda etapa, aos 4 min, Armero fez o cruzamento, Cuadrado ajeitou de cabeça e Rodríguez marcou mais um no Maracanã.

Com a vantagem no placar, os colombianos administraram o resultado. O Uruguai foi para o tudo ou nada, mas sofreu com a falta de criatividade e teve poucas chances de perigo.

Esta é a primeira vez que a Colômbia avança às quartas de final em uma Copa do Mundo.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: