Folha de S. Paulo


O grego: "Mais uma grande alegria"

Na terra do lendário Pelé, domingo (29/6), a seleção nacional grega terá de realizar mais uma tarefa difícil: eliminar a outra surpresa do torneio, a Costa Rica de Joel Campbell, jogador que despertou muita admiração na temporada passada defendendo o Olympiakos, campeão da Grécia e que chegou às oitavas de final da Champions League.

A seleção azul mostrou grandes virtudes na partida decisiva contra a Costa do Marfim, como em 2004, quando venceu a Eurocopa. Força, grande organização na defesa, velocidade constante e excelente cobertura.

Assim, os meninos de Fernando Santos não permitiram que Drogba e seus excelentes colegas de equipe ameaçassem a meta grega em quase nenhum momento da partida.

A seleção grega conseguiu a classificação pouco antes do apito final, depois de três bolas na trave do goleiro marfinense Boubacar Barry.

O triunfo épico se concretizou no último minuto quando Georgios Samaras, que tem o mesmo sobrenome do primeiro-ministro, marcou em cobrança de pênalti, dando à Grécia uma vitória por 2 a 1 que pela primeira vez em sua história a colocou nas oitavas de final de uma Copa do Mundo.

Foi a melhor partida da seleção nacional desde 2004, e só pode ser comparada ao jogo contra a França de Zidane.

A Grécia saiu em desvantagem diante dos marfinenses e o treinador se viu forçado a substituir dois jogadores por lesão. No entanto, nada parecia capaz de impedir que os gregos escrevessem uma nova página dourada na história de seu futebol.

O mundo continuará a falar do dia em que Fernando Santos e seus heróis enviaram sua clara mensagem: a Grécia está aqui!

EM RECIFE

Agora a seleção grega deixou Aracaju e se deslocou para Recife, onde domingo (29/6) tem uma batalha igualmente difícil e aguarda.

Todo mundo reconhece que a partida contra a seleção dirigida por Jorge Luis Pinto não será fácil —longe disso. Os costa-riquenhos demonstraram diante do Uruguai, Itália e Inglaterra que não se deixam intimidar pelo nome do oponente. Sabem como enfrentar qualquer adversário, e tentarão fazê-lo de novo. O atacante Joel Campbell tentará criar o máximo de problemas para seus ex-colegas de time, Costas Manolas e Jose Cholempas.

Mas os gregos, é claro, estão determinados a fazer o mesmo, e dificultar o quanto puderem a vida do adversário.

Ninguém vai esquecer que Santos, antes da partida contra a Costa do Marfim, reuniu o elenco e disse que "não quero sair zerado do Brasil. Vocês querem voltar para casa hoje?"

Todos os jogadores gritaram: "Não!". E, pouco depois, eles deram sua resposta em campo diante de Yaya Touré e de seus dispendiosos colegas de elenco marfinenses, anulando o ataque da seleção africana.

Agora há a crença de que a Grécia tem o necessário para superar a Costa Rica e ir ainda além.

Conversei com Fanis Gekas ao telefone, no domingo (22/6), em um restaurante de Aracaju, e ele disse: "Todo mundo precisa manter o foco. Queremos dar mais uma grande alegria aos gregos."

Fernando Santos e sua comissão técnica estão estudando cuidadosamente a Costa Rica. Sabemos muito bem que não escaparemos impunes de quaisquer erros.

Karnezis, caso se recupere de sua lesão, deve voltar ao gol. Pela direita, jogará Torosidis, com Manolas e Papastathopoulos no centro da zaga, e Cholempas na lateral esquerda. No meio de campo, se Katsouranis não se recuperar da lesão, deve entrar Andreas Samaris, acompanhado pelo infatigável Giannis Maniatis e pelo líder Georgios Karagounis. No ataque, Christodopoulous ganhou a vaga com o desempenho na última partida, e deve começar, jogando aberto pela direita ou pela esquerda, ao lado do experiente Salpingidis e do autor do gol que valeu a classificação, Georgios Samaras.

O casamento de Socrates Papastathopoulos estava marcado para o dia 5 de julho, e os seus colegas não param de provocá-lo. Kostas Manolas deixou seu assento no ônibus para cantar no corredor, e em companhia de Tachtsidis pulou vestido na piscina do hotel.

A audiência das partidas gregas da Copa transmitidas pela rede Nerit estabeleceu um novo recorde, com 85%, e para o domingo os comentaristas esperam que ela possa superar os 90%.

Se mantivermos o curso, a próxima viagem nos conduzirá a Salvador para as quartas de finais. Tomara!

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: