Folha de S. Paulo


Veja relação de recordes batidos, igualados e não atingidos na Copa

A primeira fase da Copa do Mundo no Brasil se encerrou na quinta-feira (26). Com isso, o torneio já tem as 16 seleções que vão disputar as oitavas de final.

Ao fim da primeira fase, ao menos três recordes foram quebrados e outras três marcas foram igualadas.

Outros ainda podem vir, como por exemplo técnico bicampeão. Apesar de Vicente Del Bosque ter se despedido na primeira fase com a Espanha (atual campeã), Luiz Felipe Scolari ainda está na briga com a seleção brasileira. Ele foi campeão em 2002.

Confira a relação de recordes batidos, marcas igualadas e até recordes não atingidos.

JOGADOR MAIS VELHO

O goleiro colombiano Faryd Mondragón se tornou na última quarta-feira (24) o jogador mais velho a disputar um jogo de Copa do Mundo. Aos 43 anos e três dias, ele disputou os últimos dez minutos da vitória por 4 a 1 sobre o Japão, em Cuiabá.

Assim, Mondragón superou a marca do camaronês Roger Milla, que no Mundial de 1994, nos Estados Unidos, jogou contra a Rússia com 42 anos e 39 dias.

ARTILHEIRO COM MAIS GOLS

O atacante Miroslav Klose anotou uma vez no empate por 2 a 2 com Gana e com isso igualou o brasileiro Ronaldo como o jogador com mais gols na história das Copas.

Os dois têm 15 gols. Klose disputou as edições de 2002 (cinco gols), 2006 (cinco), 2010 (quatro) e 2014 (um). Ronaldo esteve em 1994 (não jogou), 1998 (quatro gols), 2002 (oito) e 2006 (três).

MAIS PARTIDAS SEM DERROTAS

Ao conduzir o Brasil na vitória por 4 a 1 sobre Camarões, o técnico Luiz Felipe Scolari tornou-se o treinador com mais partidas em Copas do Mundo sem perder.

São 15 até o momento. Sete delas foram na Copa-2002, quando o Brasil teve 100% de aproveitamento e sagrou-se campeão. Depois foram cinco partidas na Copa-06 por Portugal, que ficou com a quarta colocação. E três no Mundial atual.

MAIS PARTICIPAÇÕES

Apesar de a Itália ter sido eliminada na primeira fase, o goleiro Gianluigi Buffon conseguiu igualar marcas do mexicano Antonio Carbajal e do alemão Lothar Matthäus.

Os três são os únicos jogadores que já disputaram cinco Copas do Mundo. Buffon disputou as edições de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

GOL MAIS RÁPIDO

O americano Clint Dempsey fez o primeiro gol dos EUA na Copa aos 28 segundos do primeiro tempo contra Gana, em Natal. O duelo terminou 2 a 1 para os americanos.

Foi o gol mais rápido da Copa-2014, mas na história dos Mundiais ocupou o sexto lugar. Ele está atrás do turco Sukur (11s, em 2002), do tcheco Masek (15s, em 1962), do norte-coreano Park Soong-Jin (23s, em 1966), do alemão Lehner (24s, em 1934) e do inglês Robson (27s, em 1982).

GOL CONTRA MAIS RÁPIDO

O zagueiro Sead Kolasinac, de Bósnia-Herzegóvina, teve a infelicidade de entrar para a história como autor do gol contra mais rápido de uma Copa.

Ele fez contra a própria pátria no duelo contra a Argentina, em 15 de junho, aos 2 minutos e 24 segundos do primeiro tempo. Sua seleção foi derrotada por 2 a 1.

Detalhe: o jogo foi também o de estreia em Mundiais para a Bósnia-Herzegovina.

ALTA MÉDIA DE GOLS

Com 136 gols marcados nos 48 jogos disputados até quinta-feira, a Copa-2014 é a oitava maior da história.

A média atual é de 2,83 gols por jogo, marca que faz superar, por exemplo, a Copa da Espanha, em 1982.

UNIFORMES DIFERENTES

É um recorde inusitado, mas consta na relação da Fifa.

A Espanha igualou as seleções da França-1978 e Inglaterra-1970 como as equipes que tiveram mais uniformes diferentes em uma mesma Copa do Mundo.

Foram três modelos usados pelos espanhóis. Um todo branco (usado contra a Holanda), outro todo vermelho (contra o Chile) e outro todo preto (diante da Austrália).

CENTENÁRIOS

Alemanha, logo na estreia, e Brasil, no terceiro jogo da fase de grupos, chegaram ao centésimo jogo nas Copas.

O Brasil é o país mais presente em Mundiais, jogou todas as 20 edições desde 1930. Alemanha e Itália veem logo na sequência –jogaram 18 edições–, mas os italianos disputaram menos finais.

A França não fez o centésimo jogo, mas alcançou o centésimo gol.

A equipe estreou na Copa com 96 gols na história e no segundo jogo alcançou o centésimo. No primeiro jogo derrotou Honduras por 3 a 0, no segundo goleou a Suíça por 5 a 2 e no terceiro empatou sem gols. Tem agora (até o fim da primeira fase) 104 gols.

JOGO 800

Alemanha e Gana disputaram o jogo de número 800 da história das Copas.

O duelo ocorreu em Fortaleza e terminou empatado por 2 a 2 –foi o jogo em que o atacante Klose igualou o recorde de gols de Ronaldo.

NÃO BATIDOS

MAIS JOVEM DA COPA

O camaronês Fabrice Olinga poderia ter se tornado o jogador mais jovem a ter jogado a edição de 2014 e o nono da história. Com 18 anos e um mês, ele teria de ter disputado ao menos um jogo. Mas não entrou em campo.

Na história, o mais jovem é norte-irlandês Norman Whiteside, que disputou a Copa da Espanha, em 1982, com 17 anos e 41 dias.

MAIS JOGOS PELA ALEMANHA

Klose chegou ao Mundial do Brasil com 19 partidas disputadas pela Alemanha na competição e com a chance de igualar Lothar Matthäus, o recordista, com 25 jogos.

No entanto, ele teria de entrar em campo em todos os jogos da seleção e sua equipe teria de jogar todas as fases do Mundial.

Klose ficou fora da estreia da Alemanha em 2014 –na goleada por 4 a 0 sobre Portugal.

META MAIS TEMPO SEM SER VAZADA

O goleiro espanhol Iker Casillas ficou a um jogo de superar os 517 minutos sem sofrer gols do italiano Walter Zenga (na Copa de 1990).

Casillas não sofreu gols nos últimos quatro jogos do Mundial de 2010, assim já somava 433 minutos invictos. Para bater a marcar, bastaria ficar invicto na estreia contra a Holanda neste ano. Mas sofreu cinco gols –5 a 1.

BICAMPEÃO SEGUIDO

O termo bicampeão consecutivo pode parecer redundante, mas no futebol não é. Um treinador ou um jogador podem ser considerados bicampeões mesmo que não vençam torneios de forma consecutiva.

Felipão, por exemplo, será bicampeão se vencer este ano. Ele já foi campeão em 2002. Depois vieram as Copas de 2006 e 2010.

Mas o técnico Vicente Del Bosque poderia fazer jus ao termo e tornar-se o segundo técnico bicampeão de forma consecutiva de uma Copa. Ele comandou a Espanha no título de 2010.

Até hoje apenas o italiano Vitorio Pozzo conseguiu. Foi campeão com a Itália em 1934 e 1938.


Endereço da página: