Folha de S. Paulo


Após mordida, Suárez é suspenso por 9 jogos pela Fifa e está fora da Copa

O atacante uruguaio Luis Suárez está fora da Copa do Mundo.

O jogador do Liverpool foi suspenso pela Fifa nesta quinta-feira (26) por nove jogos de seleção pela mordida dada no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini, no confronto entre as duas seleções, na terça-feira (24), em Natal.

O uruguaio não poderá nem mesmo acompanhar as partidas restantes do seu time no estádio, já que foi proibido de entrar em arenas de futebol onde o Uruguai estiver jogando durante o período de suspensão.

Suárez está ainda proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses. Ou seja, o atleta irá desfalcar o Liverpool até outubro.

O atacante também terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 248 mil).

"Esse comportamento não pode ser tolerado em qualquer jogo de futebol e principalmente na Copa do Mundo, quando todos os olhos estão voltados para nós", disse o presidente do comitê disciplinar da Fifa, Claudio Sulser.

A Associação Uruguaia de Futebol tem o direito de apresentar um recurso contra a decisão. Segundo a Fifa, no entanto, a apelação não tem poder de gerar um efeito suspensivo, que permitiria que Suárez continuasse em campo no Mundial.

Wilmar Valdez, presidente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), disse que a federação vai recorrer ainda nesta quinta da punição, já que, segundo ele, não há provas. Além disso, a punição foi considerada excessiva. Disse que já houve situações semelhantes, sem punições equivalentes, e citou a expulsão de um jogador do Equador como exemplo.

Na quarta-feira (25), o advogado de Suárez, Alejandro Balbi, havia se mostrado pessimista com o caso apesar de ter negado que o seu cliente tenha mordido Chiellini. "Não temos dúvidas que isto só aconteceu porque é o Suárez e porque a Itália foi eliminada", disse Balbi na ocasião.

Suárez, que já ganhou o apelido de 'Canibal' e 'Pistoleiro', já foi suspenso duas vezes, na Holanda e na Inglaterra, por usar seus proeminentes dentes em agressões.

Em novembro de 2010, a Federação Holandesa de Futebol o afastou por sete jogos do Ajax devido a uma dentada no ombro do meia-atacante Otman Bakkal, do PSV Eindhoven.

Em abril do ano passado, Suárez recebeu punição de dez partidas do Liverpool por causa de uma mordida no braço do lateral direito sérvio Ivanovic, do Chelsea.

O atacante uruguaio chegou a ser dúvida para a Copa por causa de uma lesão no joelho. A 21 dias do início do torneio, ele teve que passar por uma cirurgia. Chegou a ficar fora do primeiro jogo do Mundial, contra a Costa Rica, mas retornou na partida contra a Inglaterra, quando marcou dois gols.


Endereço da página:

Links no texto: