Folha de S. Paulo


Certamente queremos evitar o Brasil, diz técnico holandês

Em entrevista à Fifa, o técnico Louis van Gaal foi claro como nunca sobre o que a Holanda busca no jogo com o Chile.

"Certamente queremos evitar o Brasil", afirmou ele. "Se pudéssemos escolher, eu não não gostaria de jogar contra o Brasil, embora Croácia e México também não sejam adversários fracos. Mas eu penso que nas Copas do Mundo os anfitriões sempre levam vantagem."

Os holandeses jogam pelo empate com o Chile para saírem como primeiros colocados do Grupo B. Se conseguirem o posto, enfrentarão o segundo classificado do grupo do Brasil –as duas vagas desta chave são disputadas por brasileiros, croatas e mexicanos.

O problema, para Van Gaal, é que a definição de sua chave acontece nos jogos que ocorrem às 13h desta segunda (23), enquanto o grupo brasileiro só entra em campo às 17h. Assim, a Holanda definirá sua posição sem saber que adversário enfrentará –por ora, o Brasil lidera a sua chave.

O treinador reclamou da ordem dos jogos. Isso não é fair play", afirmou Van Gaal. "A Fifa tem esses truques, e isso não é uma coisa boa, é ridículo."

Os holandeses ao menos podem dizer que têm bom histórico contra a seleção brasileira em Copas do Mundo. Foram eles os algozes em 2010. Num total de quatro confrontos, cada equipe levou a melhor duas vezes.

Chen Jianli/Xinhua
Técnico da Holanda, Louis Van Gaal, em coletiva de imprensa na véspera do jogo contra a Austrália
Técnico da Holanda, Louis Van Gaal, em coletiva de imprensa na véspera do jogo contra a Austrália

Endereço da página: