Folha de S. Paulo


Costa Rica chama Vila Belmiro de templo e diz que está honrando Pelé

O que parecia pouco provável aconteceu no Grupo D com a classificação antecipa da Costa Rica às oitavas de final e dois dos três campeões mundiais da chave disputando a última vaga.

Após derrotar o Uruguai (3 a 1) e a Itália (1 a 0) e iniciar os preparativos para o jogo contra a Inglaterra, dia 24, a seleção da Costa Rica disse que a campanha atual é fruto do bom acolhimento que tem recebido em Santos e do local abençoado onde treina.

A equipe da América Central escolheu a Vila Belmiro, o estádio do Santos, para ser sua base durante a Copa do Mundo. O local foi palco de importantes triunfos de Pelé, que jogou quase toda a carreira no Santos e sagrou-se bicampeão mundial e bicampeão da Libertadores.

"Essa cidade abençoada, que desenvolveu Pelé, o maior jogador de todos os tempos, e o carinho que temos recebido têm muito a ver com a nossa campanha", disse Adrián Gutiérrez Arguedas, presidente da comissão de seleções da Costa Rica, em entrevista coletiva neste sábado (21).

"Treinamos em um santuário, um templo futebolístico. Temos de respeitar as tradições construídas aqui e honrá-las. Temos a rara oportunidade de usar o mesmo vestiário que Pelé usou para nos prepararmos. E isso tem dignificado nossa campanha", acrescentou Arguedas.

Até 2014, a Costa Rica tinha histórico pífio em Copas do Mundo. Eram três participações, com duas eliminações na fase de grupos (2002 e 2006) e uma nas oitavas de final (1990).

Neste ano, a equipe chamou a atenção ao envolver o Uruguai e vencer por 3 a 1 a equipe bicampeão mundial. Depois, teve atuação segura diante dos italianos, tetracampeões. Agora esperam fechar a primeira fase com novo triunfo ante os ingleses, donos de um título.

"Queremos dizer ao mundo que já conseguimos um feito. Durante as viagens que fazemos neste Mundial alcançamos o céu, mas ao chegar em terra colocamos nossos pés em terra rapidamente. E assim será até o final", disse Arguedas.


Endereço da página:

Links no texto: