Folha de S. Paulo


No jogo do Brasil, hino a capela atinge pico de decibéis

A cantoria do hino brasileiro a capela atingiu o pico máximo de decibéis do jogo Brasil 0 x 0 México, nesta terça-feira (17).

O barulho atingiu 103 decibéis (semelhante ao produzido por um secador de cabelo), em medição feita pela Folha com o aplicativo de celular Sound Meter.

Editoria de arte/Folhapress

A reportagem mediu o ruído durante toda a partida. Outros picos de intensidade se deram no apito inicial (102 dB) e na cabeçada de Neymar defendida pelo goleiro Ochoa (101 dB).

Embora em menor número, a torcida mexicana também conseguiu registrar boas médias. Na cantoria do hino do país foram 96 dB. No fim do jogo, quando comemoraram o empate diante do Brasil, alcançaram 99 dB, chegando perto do pico brasileiro.

A cantoria do hino nacional a capela se tornou objeto de atenção durante a Copa das Confederações do ano passado, em Fortaleza.

Neste ano, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz chegaram a pedir aos torcedores que cantassem o hino abraçados, assim como os jogadores. A maioria dos torcedores presentes no Castelão, porém, não atendeu ao apelo.

O recorde de barulho registrado em um evento esportivo ocorreu no ano passado, em uma partida da liga de futebol americano. Foram 137,6 dB no estádio do Seattle Seahawks, na vitória do time local sobre o New Orleans Saints.


Endereço da página:

Links no texto: