Folha de S. Paulo


Com gol de herói olímpico, México derrota Camarões na estreia

No segundo jogo da Copa do Mundo do Brasil, mais um polêmica de arbitragem. Sob forte chuva, a seleção mexicana derrotou Camarões por 1 a 0, na tarde desta sexta (13), na Arena das Dunas, em Natal, no jogo de estreia dos países no torneio.

O único gol da partida foi marcado por Peralta, aos 15 min da etapa final. O atacante é um velho conhecido do torcedor brasileiro: anotou os dois gols na vitória por 2 a 1 na final dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Antes do jogo, a forte chuva em Natal e a greve do transporte coletivo dificultaram a chegada dos torcedores ao estádio. De acordo com a Fifa, 39.216 torcedores estiveram presentes.

Dentro do estádio, a torcida mexicana era maioria. Durante o jogo não faltaram gritos de "olé" sempre que a equipe da Concacaf tabelava, enquanto os camaroneses foram vaiados, especialmente nos primeiros minutos.

Com mais qualidade técnica, o México conseguiu dominar a posse de bola e construir mais lances de perigo nos 90 minutos. O time de Miguel Herrera poderia ter construído vantagem mais larga, mas teve dois gols anulados no primeiro tempo pelo árbitro colombiano Wilmar Roldan. Imagens de televisão mostram que as jogadas foram legais.

Com a vitória, o México se iguala ao Brasil na liderança do Grupo A, com três pontos. A equipe de Luiz Felipe Scolari leva vantagem nos critérios de desempate, com dois gols de saldo, contra um dos mexicanos.

Já os camaroneses perdem o quinto jogo consecutivo em Copas e ficam ao lado da Croácia, sem somar ponto na primeira rodada.

Na próxima rodada, na terça (17), o México será o adversário da seleção brasileira, no Castelão, em Fortaleza. Quem vencer ficará muito perto da classificação para as oitavas de final.

Camarões, por sua vez, volta a campo na quarta (18), às 18h, contra os croatas, em Manaus. Nesse confronto, quem perder estará praticamente eliminado do Mundial.

O JOGO

Armado com três jogadores de marcação no meio-campo, Camarões entrou em campo disposto a não dar espaços para as tabelas e infiltrações dos mexicanos. De outro lado, o técnico Miguel Herrera orientou sua equipe para partir para cima desde o apito inicial.

Logo no começo, a qualidade no passe mexicano se sobressaiu. A intensa movimentação dos meias e atacantes confundia a marcação. Como resposta, Volker Finke recuou Camarões, entregando a posse de bola ao adversário, mas minimizando os riscos de ser surpreendido.

A estratégia deu certo, embora o técnico alemão tenha contado com a ajuda do trio de arbitragem colombiano. Aos dez minutos, Wilmar Roldan marcou impedimento depois que Giovani dos Santos tocou para as redes um cruzamento de Herrera. As imagens da televisão mostraram que o lance foi legal.

Camarões não tardou a reagir. Aos 20 min, Assou-Ekotto passou por dois marcadores na esquerda e cruzou para Samuel Eto'o. O camisa 9 pegou forte, de primeira, finalizando do lado direito do gol de Ochoa.

Depois do susto, o México passou a ser mais cauteloso, contudo não deixou de levar perigo aos africanos. Aos 29 min, uma cobrança de escanteio foi desviada por um zagueiro de Camarões e sobrou para Giovanni dos Santos, que mandou para as redes. A jogada, ainda que legal, foi anulada pelo árbitro.

O jogo não mudou no segundo tempo. Aos 2 min, Giovani dos Santos lançou Peralta, que invadiu a área e concluiu em cima do goleiro Itandjé. Dez minutos mais tarde, Ochoa quase foi pego no contrapé, depois que falta cobrada por Assou-Ekotto desviou na barreira do México.

Aos 15 min, o herói dos Jogos Olímpicos fez a diferença. O meia Herrera deixou Giovani dos Santos em grande posição, que bateu para a defesa de Itandjé. O goleiro dá rebote e Peralta se antecipa aos defensores para abrir o placar com um chute rasteiro.

Atrás no placar, Volker Finke coloca Webó no ataque, para auxiliar o pouco participativo Eto'o. A chance do empate só veio no tempo de acréscimo, quando Moukandjo testou um cruzamento da esquerda no ângulo, mas Ochoa agarrou firme em defesa de cinema.


Endereço da página:

Links no texto: