Folha de S. Paulo


Em Curitiba, Espanha se esconde até dos espanhóis

Atual campeã mundial, a seleção da Espanha escondeu até dos próprios espanhóis os detalhes de sua passagem por Curitiba, onde aterrissou na noite deste domingo (8) sem aparecer no saguão do aeroporto.

Nem o consulado honorário da Espanha em Curitiba conseguiu contato para organizar a chegada e agendar eventos com os jogadores.

"Se eles quisessem, teriam anunciado", diz Blanca Hernando Barco, vice-cônsul honorária em Curitiba e presidente do Centro Espanhol do Paraná. "A gente vai respeitar isso."

A presença de espanhóis no Paraná data do início do período do Brasil colonial. Estima-se que formem hoje um grupo de 10 mil pessoas no Estado, contando primeira e segunda geração, sendo metade em Curitiba.

Cerca de 200 pessoas acompanharam a chegada do time, que aterrissou às 20h10. Veio de Washington, em voo fretado da Iberia, e chegou com uma bandeira do país visível dentro da cabine, na frente do vidro.

Torcedores que aguardavam na área de desembarque chegaram a puxar um coro de "Espanha, Espanha", logo sufocado por gritos de "Brasil".

Veja vídeo

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), esteve no terminal para receber os jogadores. "Parou de chover exatamente na hora em que eles chegaram", brincou. Ele disse que na chegada foi lembrado o fato de que a Espanha também esteve em Curitiba na Copa de 1950 –fez sua estreia na cidade, batendo os EUA.

Daquela vez, a equipe fez parada no Rio, onde foi recebida pelo embaixador, e depois chegou a Curitiba para ser recepcionada por um número significativo de espanhóis, segundo relato da imprensa da época.

Roberto Dias/Folhapress
Torcedores aguardam chegada da seleção da Espanha no aeroporto de Curitiba
Torcedores aguardam chegada da seleção da Espanha no aeroporto de Curitiba

Desta vez, o embaixador do país até irá a Curitiba, na próxima quarta (11), mas segundo o consulado não tem na agenda nenhum encontro previsto com a seleção em Curitiba. Nem o cônsul-geral, baseado em São Paulo, poderá aparecer: por causa dos turistas esperados para o Mundial, o governo espanhol pediu que ele não deixe a cidade.

Na Copa de 1950, o envolvimento do governo espanhol com os jogos do time era tamanho que havia distribuição de ingressos no consulado.

"É muito diferente, hoje estamos recebendo a seleção campeã", afirma Barco. "Estamos com uma programação cultural, a gente vai tentar convencer a seleção a ir ao centro espanhol, vamos tentar ir vê-los, mas a gente sabe que isso é complicado."

O Centro Espanhol planeja eventos relativos à passagem da equipe. Entre eles, uma apresentação durante a Fan Fest na próxima sexta (13), quando o time estreia na Copa, diante da Holanda, em Salvador.

O Paraná Clube fez uma camisa alusiva à seleção espanhola, mas também se viu em busca um caminho de apresentá-la ao time, que ficará concentrado no CT do Caju, do Atlético-PR –por sua vez proibido de divulgar qualquer informação sobre o hóspede.

A Espanha chegou ao Brasil após passagem pelos EUA, onde fez amistoso no sábado (7) com El Salvador. Venceu por 2 a 0, mas sem nem de longe lembrar o futebol que a levou ao título em em 2010.


Endereço da página:

Links no texto: