Folha de S. Paulo


Filha de Ricardo Teixeira irrita a cúpula da Copa e quase cai

Filha de Ricardo Teixeira, Joana Havelange, 37, quase foi demitida do COL (Comitê Organizador Local da Copa) após postar em uma rede social um texto apoiando a realização do Mundial, "até porque o que tinha que ser gasto, roubado, já foi".

Em sua conta no Instagram, ela reproduziu na segunda (26) um texto postado pelo jornalista Thiago Falcão em seu Facebook em 19 de maio contra os protestos, pedindo que os torcedores não se vistam de "preto em dia nenhum de jogo do Mundial".

Rafael Andrade - 26.jul.2011/Folhapress
Joana Havelange, em evento da Copa do Mundo, no Rio
Joana Havelange, em evento da Copa do Mundo, no Rio

Joana é diretora-executiva de planejamento estratégico e suporte a operações da organização do COL.

"Meu protesto contra a Copa será feito nas eleições. Outra coisa, destruir o que temos hoje não mudará o que será feito amanhã", era o complemento do texto.

A publicação irritou executivos envolvidos com a Copa do Mundo, que avaliaram a possibilidade de demiti-la.

Por causa da influência do pai de Joana –Ricardo Teixeira, que comandou por 23 anos a CBF (Confederação Brasileira de Futebol)– os cartolas decidiram mantê-la na função, mas retiraram poder de seu cargo.

O trecho mais polêmico da frase, que contém o termo "roubado", chegou a ser projetado em um prédio do Rio, na terça (27).

Neta de João Havelange, ex-comandante da Fifa, ela trabalha desde a criação do comitê, nomeada pelo pai.

Teixeira deixou as entidades em março de 2012, pressionado após envolvimento em escândalos de corrupção.

Em julho de 2012, a Justiça da Suíça revelou que o ex-presidente da CBF ganhou 12,74 milhões de francos suíços (R$ 31,6 milhões) de propina da ISL, principal parceira da Fifa por mais de uma década.

Apesar de sua atuação se limitar aos bastidores da organização da Copa, Joana recebe um dos maiores salários do comitê. Formada em administração pela Universidade Estácio de Sá, ela ganha cerca de R$ 80 mil mensais.

Ao postar o texto, Joana comemorou a realização do Mundial no país. "Vai ter Copa e vai ser lindo! O Brasil sabe e pode fazer, aliás, está fazendo!", escreveu.

A mensagem de Joana foi festejada por dezenas de amigos na rede social.

Na noite desta quarta-feira (28), ela postou um texto para tentar se retratar. A administradora culpou "oportunistas" de quererem "criar problemas para a organização da Copa".

"Eu postei um texto que corre pelas mídias sociais que levantava o espírito num momento tão importante no nosso país. De fato não atentei para a frase que está gerando polêmica. Não concordo com ela e lamento não ter me atentado para ela", escreveu Joana em seu Instagram.

Reprodução/Instagram
Texto postado por Joana Havelange no Instagram
Texto postado por Joana Havelange no Instagram

Endereço da página: