Folha de S. Paulo


Ministro diz que Ronaldo 'chuta contra o próprio gol' ao reclamar da Copa

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, rebateu na tarde deste sábado (24) as críticas do ex-atacante Ronaldo à organização da Copa do Mundo pelo Brasil. Para o político, o pentacampeão dá "um chute contra o próprio gol" ao afirmar que se sente envergonhado com os atrasos e dificuldades do país na organização do evento.

"A frase dita pelo Ronaldo, tomada de forma isolada, é um chute contra o próprio gol, já que ele foi parte do grande esforço para construir a Copa do Mundo. Esse grande evento não será motivo de constrangimento para o país que construiu a sétima economia do mundo e é o maior vencedor de todos os mundiais. Estou seguro de que não só o Ronaldo, mas todos os brasileiros e turistas estrangeiros que vierem nos visitar terão orgulho, e não vergonha", afirmou Aldo em declaração divulgada no site no ministério.

Ronaldo é membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014 e, em entrevista nesta sexta-feira à Reuters, reclamou da "burocracia", "confusão" e "atrasos" por parte dos governos.

"É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora", afirmou o ex-jogador na entrevista.

Na resposta divulgada no site do ministério, Rebelo afirma que o país está aproveitando o torneio para enfrentar dificuldades antigas e que "foi a Copa, com o esforço dos governos, que permitiu que muitas obras de infraestrutura, mobilidade urbana, aeroportos, fossem adiantadas". De acordo com o ministro, apontar deficiências e procurar resolvê-las é dever de todos os brasileiros, "mas sentir vergonha do país não faz parte da solução."

Os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo, que será disputada de 12 de junho a 13 de julho, têm sido problemáticos. Apenas dois dos 12 estádios ficaram prontos no prazo determinado pela Fifa, enquanto muitas obras em aeroportos e de mobilidade urbana atrasaram. Algumas foram abandonadas.

Paulo Whitaker/Reuters
Ronaldo, membro do COL, posa para foto antes da entrevista
Ronaldo, membro do COL, posa para foto antes da entrevista

Endereço da página:

Links no texto: