Folha de S. Paulo


Júlio César não é um problema para o Brasil, diz o holandês Van der Sar

Thomas Kienzle - 7.jul.1998/Associated Press
Na semifinal da Copa de 1998, Ronaldo é marcado por Davids e tenta passar por Van der Sar
Na semifinal da Copa de 1998, Ronaldo é marcado por Davids e tenta passar por Van der Sar

O goleiro holandês Edwin van der Sar esteve perto de disputar uma final de Copa mas perdeu a chance, nos pênaltis, diante do Brasil, em 1998, na França.

A Holanda chegou à finais outras três vezes, mas perdeu todas. E, neste ano, nem mesmo um dos melhores goleiros do futebol nos últimos anos acredita que seu país vai, enfim, entrar no seleto grupo de campeões do mundo. Ele aposta no hexa do Brasil.

Aos 43 anos, o ex-jogador de Ajax, Juventus e Manchester United, disse também que, no Mundial do Brasil, vai ficar atento a três goleiros: Casillas, Buffon e Coutois. Mas não despreza a qualidade do brasileiro Júlio César, que falhou na vitória holandesa sobre o Brasil nas quartas de final da Copa de 2010.

"Não vejo que ele seja um problema para o Brasil", afirmou Van der Sar, hoje embaixador da Fundação Laureus, em entrevista a veículos internacionais que a Folha participou.

Confira abaixo trechos em o goleiro holandês de duas Copas do Mundo (1998 e 2006) fala o pensa sobre o Mundial deste ano no Brasil.

*

Qual é sua melhor lembrança da Copa do Mundo?
A Copa do Mundo em 98. Jogamos a semifinal contra o Brasil e o clima em Marselha era inacreditável. Céu azul. Então tinha o amarelo do Brasil e o laranja da Holanda, duas equipes cheias de jogadores de qualidade em um jogo tenso. Esse foi o ponto alto da minha carreira em uma Copa do Mundo, mas também a maior decepção, porque perdemos na decisão por pênaltis. Foi o mais perto que cheguei de uma final de Copa.

A Holanda foi vice-campeã mundial em 1974, 1978 e 2010. Desta vez a seleção pode ir mais longe?
Não há que muitos jogadores que jogaram aquela final na África do Sul. Acho que [o técnico] Louis van Gaal entrou e mudou muito. Ainda há muitos jovens jogadores que ele convocou. Ele mudou o sistema de 4-3-3 para 5-3-2 ou 3-4-3. Mas a qualidade de Louis van Gaal está em trabalhar com os jogadores a longo prazo em vez de três ou quatro dias antes de uma partida. Agora, ele tem três ou quatro semanas para trabalhar o sistema de jogo para estes jogadores.

Quais goleiros você vai prestar atenção na Copa?
Há uma situação interessante sobre Casillas [da Espanha]. Inicialmente porque ele foi o melhor do Real Madrid, mesmo só jogando a Liga dos Campeões e a Copa do Rei. Outros jogaram o Campeonato Espanhol. E ele ganhou a Copa e está na final da Liga dos Campeões. Por isso acredito que a defesa da equipe espanhola ainda é forte. Buffon, é claro, ainda está lá no gol pela Itália. E estou ansioso para ver Courtois [da Bélgica]. Quatro anos atrás, eu acho que ele era o quinto goleiro em um pequeno clube na Bélgica [o Genk]. Uma evolução inacreditável sair de um pequeno clube na Bélgica para o Chelsea. Isso lhe trouxe o sucesso que tem no Atlético de Madri agora. Estou ansioso para vê-lo na equipe belga.

Qual é seu ponto de vista sobre o brasileiro Júlio César?
Ele teve uma grande carreira na Itália. Mas como apenas um goleiro pode jogar em uma equipe, ele decidiu ir para a Premier League, para o Queens Park Rangers. Fiquei surpreso que ele foi relegado lá. Pelo Toronto, pelo menos, ele está jogando no mais alto nível. Eu acho que os brasileiros são capazes de se concentrar na Copa e em jogos importantes, então não vejo que seja um problema para ele jogar no mais alto nível na Copa do Mundo em seu país.

É muito difícil para uma seleção da Europa a vencer a Copa na América do Sul?
Nós fizemos uma pequena excursão para o Brasil em 1999 com a equipe nacional. Jogamos dois jogos contra o Brasil lá. Acho que o Brasil é claro favorito por causa do clima, a umidade, o calor e a expectativa do povo. E, além disso, há tantos bons jogadores de futebol que eles podem colocar duas ou três equipes na Copa do Mundo. Então, acho que vai ser muito difícil para um país de fora, ou talvez um time europeu, chegar à final e tentar ganhá-la. Acho que o Brasil vai ganhar pela sexta vez a Copa.

Quem você espera que seja o melhor jogador?
Meu amigo Cristiano Ronaldo. Joguei algumas vezes com ele entre 2006 e 2008. E eu acho que é justo dizer que [o inglês] Wayne Rooney poderia muito bem ser o artilheiro do torneio.

Fabrice Coffrini - 23.mai.2006/AFP
Van der Sar treina com a seleção da Holanda antes da Copa do Mundo de 2006
Van der Sar treina com a seleção da Holanda antes da Copa do Mundo de 2006

Endereço da página: