Folha de S. Paulo


Comitê Organizador da Copa aprova Itaquerão; Andres 'corneta' CET

Após o encerramento do primeiro jogo no Itaquerão, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) avaliou de forma positiva o evento-teste na arena de abertura do Mundial.

O órgão foi representado por Ricardo Trade, diretor executivo, Thiago Paes, gerente-geral de integração operacional e Hilário Medeiros, diretor de segurança, além de Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians e que cuida dos estádio, e Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo.

Os interlocutores não apontaram diretamente os problemas que encontraram. Limitarem-se a dizer que serão feitos ajustes para a abertura da Copa do Mundo já a partir desta segunda-feira –após terça-feira o estádio passa a ser de responsabilidade da Fifa.

"Falta a finalização. Vamos ter um briefing para analisar com mais calma o que precisa ser feito. Tivemos algumas goteiras, vamos trabalhar. Teste é pra isso. A correção vem agora", disse Trade.

Mas os membros do COL revelaram preocupações com a organização do trânsito e a mobilidade dos moradores. Um dos questionamentos, inclusive, apontou que agentes da CET não souberam identificar para os torcedores os acessos ao estádio.

"Teremos de melhorar a informação e a comunicação. O principal obstáculo, e ele foi vencido, é fazer que a maioria venha de metrô e trem", disse Nádia Campeão. "O cara da CET deve morar em outro planeta, né? Se ele está a 600 metros do estádio e não sabe indicar como vir, deveria morar em marte", completou Sanchez.

Sobre a cobertura inacabada e que durante o jogo não conseguiu proteger os torcedores, Trade minimizou. "A Fifa não exige que sejam todos os lugares cobertos, não existe isso. Algumas áreas estão cobertas, mas não há essa exigência", disse.

"O estádio foi projetado com o que tem de melhor. Está com cerca de 60% da cobertura. E o Corinthians é tão grande que até chuva trouxe para São Paulo, estávamos precisando", completou Sanchez.

Com BRUNO FÁVERO, DIEGO IWATA LIMA, FABIANO MAISONNAVE ,RAFAEL VALENTE e MARINA GALEANO


Endereço da página:

Links no texto: