Folha de S. Paulo


Moradores da Zona Leste esperam melhorias com Itaquerão

Unir o útil ao agradável.

É isso o que planeja a ambulante que vende lanches de seu celta, convertido em "lanchonete", que fica estacionado na saída posterior do Itaquerão e que se identificou apenas como "Loura" Souza.

"Sou corintiana, mas nunca vi um jogo do time no estádio, já que o Pacaembu fica muito longe daqui da zona leste. Agora pretendo assistir pela primeira vez", diz.

A ambulante, que deixou a área de confecção há seis meses, prevê que após a conclusão das obras o trabalho no local será menos lucrativo. Mas não quer abandonar a região por sentir potencial.

"Com o estádio, que terá outras atividades, com a Fatec [vizinha do Itaquerão, no Pólo Institucional de Itaquera] e tudo o mais, acho que vai ter uma grande circulação por aqui."

Especialistas em recolocação profissional ouvidos pela Folha afirmam que o crescimento do número de empregos na região de Itaquera deve se manter mesmo após o fim das obras do estádio.

Maria do Carmo Pereira e Suellen Soares, moradoras de Guaianazes e Ferraz de Vasconcelos, que trabalhavam nos bairros de Higienópolis e Ana Rosa, trabalham como auxiliares de limpeza no Itaquerão e tem a promessa de manutenção dos empregos.

"É mais tranquilo. Antes gastava duas horas e meia para voltar do meu trabalho. Hoje, como estou mais perto, dá para buscar meus filhos na escola e não preciso pedir para alguém", explica Maria.

"Dá para usar o tempo que sobra para brincar com eles [os meus filhos]", explica Suellen, que antes perdia duas horas para voltar do trabalho e hoje cumpre o trajeto em trinta minutos.


Endereço da página:

Links no texto: