Folha de S. Paulo


Em evento para crianças, pais fazem fila para troca de 14 mil figurinhas

O dia começou cedo para Thiago Encinas. Pouco depois das 6 horas da manhã deste sábado (17), o despertador do engenheiro mecânico de 33 anos tocou e o tirou da cama. Thiago estava determinado a disputar uma prova no complexo esportivo do Ibirapuera: chegar lá no menor tempo possível para trocar figurinhas da Copa do Mundo.

A 18ª Corrida Pão de Açúcar Kids, que aconteceu neste sábado, atraiu aproximadamente 5 mil crianças e muitos papais, mamães responsáveis, que foram acompanhar a corrida dos pequenos e, de quebra, também ganhar posições na corrida para completar álbuns da Copa.

Segundo a assessoria de imprensa do evento, aproximadamente 25 mil pessoas passaram pelo local.

Participantes da maratona tiveram que pagar entre R$ 55 a R$ 80, dependendo da data em que os pagamentos foram efetuados.

Além de distribuir álbuns, organizadores da 18ª Corrida Pão de Açúcar colocaram à disposição mais de 14 mil figurinhas da Copa do Mundo e atraíram centenas de colecionadores.

Entre eles, Thiago. Detalhe: ele foi sem a filha, que foi a um evento de dia das mães em sua escola e não pôde participar da corrida. Mesmo assim, Thiago, que mora em São Bernardo do Campo, acordou cedo, pegou suas figurinhas repetidas e seguiu para a zona sul da capital paulista.

Thiago divide o álbum com a filha Júlia. Quando os dois foram dormir na sexta-feira, o álbum tinha 24 espaços em branco que incomodavam a dupla. Em alguns minutos, Thiago conseguiu diminuir para 10 as lacunas negociando trocas dos cromos Ibirapuera. No momento da entrevista, o engenheiro estava confiante que ainda conseguiria vencer a prova de completar o álbum.

A figurinha do meia Césc Fàbregas, da Espanha, tinha virado um desafio para a jornalista Claudia Nicolau, que apesar de trabalhar em uma escola e conviver com centenas de alunos, que também colecionam o álbum, não encontrava o cromo.

Neste sábado, no entanto, ao levar a sua filha Pietra de três anos ao evento, descobriu, para sua felicidade, que trocas estavam sendo feitas no local. Claudia não pensou duas vezes. Tirou as repetidas que carregava consigo e foi a primeira pessoa no evento a completar o álbum da Copa.

Colecionar figurinhas, por sinal, é uma tradição da família Nicolau. Claudia tem todos os álbuns completados desde a Copa de 1990.

Cena curiosa é que, em grande parte do tempo do evento, enquanto crianças brincavam no local, despreocupadas, pais pareciam obcecados pelas trocas das figurinhas.

O administrador Edi Carlos, de 37 anos, por exemplo, acompanhou à filha de dois anos na corrida. Depois da maratona, no entanto, não perdeu tempo e foi trocar figurinhas do álbum que coleciona junto com o filho Gabriel, 11, que não estava no local.

Apesar de não colecionar o álbum da Copa, a atleta olímpica Fabiana Murer, que é patrocinada pelos organizadores do evento, também esteve no local. Para a campeã mundial e recordista brasileira e sul-americana de salto com vara, o evento incentiva o esporte.

"É super importante pois a criança fica envolvida com o esporte desde pequena", disse Fabiana.

Leticia Moreira/Folhapress
Colecionadores trocam figurinhas da Copa durante evento No Ibirapuera
Colecionadores trocam figurinhas da Copa durante evento no Ibirapuera

Endereço da página: