Folha de S. Paulo


CBF divulga convocados enviados à Fifa com reservas e Alan Kardec

A CBF divulgou nesta terça-feira os sete "reservas" da lista de convocados para a Copa do Mundo.

Os nomes só foram informados porque a Fifa obriga o envio, em uma pré-lista de 30 jogadores, número que é cortado para 23 atletas em 2 de junho.

Somente um dos atletas suplentes jamais foi convocado por Felipão, o atacante Alan Kardec, que trocou o Palmeiras pelo São Paulo recentemente. No site da CBF, porém, a lista divulgada tem Kardec como jogador do Palmeiras.

Os demais estavam entre as dúvidas do treinador - Diego Cavalieri, Rafinha, Filipe Luís, Miranda, Lucas Leiva e Lucas.

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou na quarta-feira passada, dia 7 de maio, os 23 que elegeu para defender o Brasil na Copa em casa e queria evitar polêmicas com a divulgação dos suplentes como aquela que aconteceu em 2010, quando Dunga colocou na lista Paulo Henrique Ganso, jogador que era pedido por especialistas e torcedores.

O treinador até desdenhou da obrigatoriedade do envio dessa lista, já que após 2 de junho, quando a Fifa recebe a lista dos 23 inscritos, é possível trocar um jogador que se machuque por qualquer atleta nascido no país, mesmo que ele não esteja entre os sete "reservas" - com prazo de até 24 horas antes da estreia.

A Fifa criou essa pré-lista de 30 na Copa do Mundo de 2010 com a intenção de que a competição ganhasse mais espaço na mídia, com duas datas de convocações: a de 30 e a de 23. Mas boa parte das seleções preferem já divulgar os 23 eleitos, como o Brasil, já que depois de 2 de junho pode chamar quem quiser em caso de lesão.

"Não acho justo convocar atletas a mais e depois cortá-los", disse Felipão após convocar os 23 eleitos, na semana passada.

Os sete "reservas":
Diego Cavalieri - goleiro (Fluminense)
Rafinha - lateral direito (Bayern de Munique)
Filipe Luís - lateral esquerdo (Atlético de Madri)
Miranda - zagueiro (Atlético de Madri)
Lucas Leiva - volante (Liverpool)
Lucas - meia-atacante (PSG)
Alan Kardec - atacante (São Paulo)

Marcelo Machado de Melo/Fotoarena/Folhapress
O atacante Alan Kardec treina no São Paulo
O atacante Alan Kardec treina no São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: