Folha de S. Paulo


Corte Arbitral mantém punição a croata que fez apologia ao nazismo

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) informou nesta segunda-feira que mantém punição ao jogador croata Josip Simunic que, no dia 19 de novembro do ano passado, fez apologia ao nazismo após a vitória da Croácia sobre a Islândia, que garantiu o país na Copa.

O zagueiro, que defende o Dínamo de Zagreb, citou frases de apologia nazista após o jogo pelas eliminatórias do Mundial e foi suspenso por dez partidas internacionais oficiais.

A punição passará a contar a partir da estreia croata na Copa do Mundo, contra o Brasil, em 12 de junho, no Itaquerão. Portanto, Simunic está fora da competição.

No dia 9 de abril, a federação croata tentou entrar com apelação para cancelar a punição. O pedido era para que a suspensão fosse cancelada ou imposta ao período probatório de um ano.

Os croatas tentaram alegar que o jogador não foi desrespeitoso ou tivesse intenções discriminatórias, e que, em seu discurto, o atleta dividiu com o público a sua euforia patriótica.

No entanto, a CAS entendeu que os argumentos não procedem e confirmaram a decisão da Fifa de que as expressões usadas por Simunic foram em referência as usadas pela Ustase, um grupo pró-nazista que agiu em território croata durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a festa da classificação da Croácia, Simunic segurou o microfone e começou a gritar palavras que seriam slogans do período nazista. "Preparados!" e "Pela pátria", gritou o jogador.

Fernando Veludo - 20.nov.2012/AFP
Suspenso, zagueiro croata Josip Simunic está fora da Copa do Mundo no Brasil
Suspenso, zagueiro croata Josip Simunic está fora da Copa do Mundo no Brasil

Endereço da página: