Folha de S. Paulo


Valcke mostra estar cansado de ser a pessoa 'má' da organização da Copa

Como secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke passou os últimos anos na frente de batalha para tratar dos problemas registrados nos preparativos da Copa do Mundo do Brasil, o que o transformou no elemento "mau" da organização do evento deste ano.

"Fiquei sabendo que havia aparecido na imprensa brasileira não sei quantas vezes, muitas vezes a mais que as autoridades brasileiras. Mas 63% do que disse foi negativo. Então sou uma pessoa muito negativa!", disse Valcke em um encontro com jornalistas de vários meios de comunicação em Zurique, na Suíça.

Vanderlei Almeida/AFP
Jérôme Valcke durante entrevista no Rio de Janeiro
Valcke durante entrevista no Rio de Janeiro

O número dois da Fifa lamentou que cada crítica tenha virado manchete na imprensa e terminado contra ele, o que o transformou na pessoa "má", sem que ninguém parasse para pensar se ele tinha razão ou não.

Valcke acredita que é preciso repensar o papel que o secretário-geral deve desempenhar no dia a dia da organização da Copa do Mundo, assim como estabelecer uma interação diferente com o comitê organizador, para não ser obrigado a comparecer ao local a cada dois meses.

"Não posso mais ser a pessoa que critica sempre a organização do país, o único, porque não há ninguém mais que diga o que não funciona".

"Tenho a necessidade de estar nesta posição na qual se entra em conflito com as estruturas do país sistematicamente? Isto não é muito agradável", completou Valcke.


Endereço da página: