Folha de S. Paulo


Operário é atingido por descarga elétrica e morre na Arena Pantanal

Um operário morreu no final da manhã desta quinta-feira (8) após ser atingido por uma descarga elétrica nas obras da Arena Pantanal, que sediará jogos da Copa do Mundo em Cuiabá (MT).

Muhammad'Ali Maciel Afonso, 32, fazia trabalhos de instalação elétrica no corredor externo dos camarotes, no setor leste da Arena, por volta das 10h40 (horário local).

Segundo a Secopa-MT (Secretaria da Copa), o trabalhador estava em uma escada e, assim que foi atingido pela descarga elétrica, caiu de uma altura aproximada de dois metros.

Ele foi socorrido no local do acidente por colegas de trabalho.

Em seguida, duas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e os bombeiros se deslocaram até a Arena para prestar socorro à vítima.

Os procedimentos de reanimação duraram 40 minutos, informou a Secopa, mas Afonso não resistiu à intensidade da descarga e morreu no local.

O local do acidente foi isolado para a realização de perícia, que apontará as causas da morte do trabalhador.

Afonso era operário terceirizado da empresa Etel –a responsável pelos trabalhos de iluminação, som e telão da Arena Pantanal.

Segundo a Secopa, a empresa deve se manifestar sobre a morte ainda na tarde desta quinta-feira.

A pasta disse que o operário utilizava todos os equipamentos de segurança.

Segundo José Almeida, chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho em Mato Grosso, os indícios sugerem que a vítima não estava fazendo o trabalho para o qual fora contratada e não tinha equipamentos de segurança adequados para a função que desempenhava.

O operário era montador e estava trabalhando como eletricista na hora do acidente.

"O trabalhador estava fazendo a ligação de dois fios. Houve uma descarga elétrica que passou pelo seu corpo. Ele não sobreviveu", disse Almeida.

Ele ressaltou que a informação é preliminar e só será confirmada após investigação do ministério.

"Os equipamentos encontrados junto ao corpo da vítima não eram específicos para quem lida com energia elétrica", afirmou também, acrescentando que o funcionário não usava nem luvas adequadas.

Almeida disse que a finalização da instalação elétrica da Arena foi temporariamente suspensa até que a empresa comprove que os trabalhos não colocam em risco a vida dos operários.

A empresa Etel, para a qual Afonso trabalhava, informou, em nota, que o funcionário tinha qualificações para exercer a atividade de eletricista. Afirmou ainda que vai prestar assistência à família da vítima.

O secretário da Secopa-MT, Maurício Guimarães, afirmou que vai aguardar as investigações para cobrar responsabilidades sobre a morte do operário.

MORTES NAS ARENAS

Esta é a primeira morte registrada nas obras da Arena Pantanal, que está 98% pronta. Em outubro do ano passado, um incêndio atingiu o setor oeste da construção, mas ninguém se feriu.

Com a morte de Muhammad'Ali Maciel Afonso, subiu para nove o número de trabalhadores mortos por acidentes de trabalho nas arenas da Copa.

A Arena Amazonas é a que detém o maior número de mortes: quatro. Na sequência está o Itaquerão (SP), estádio que fará a abertura do Mundial, com três casos, e a Arena Mané Garrincha, em Brasília, com uma morte.


Endereço da página:

Links no texto: