Folha de S. Paulo


Para 54%, Copa do Mundo no Brasil será no máximo regular

Mais da metade dos brasileiros não está totalmente otimista com relação à Copa do Mundo que será no país, revela pesquisa realizada pelo Datafolha. O torneio começa dia 12 de junho, com o jogo Brasil x Croácia, em São Paulo, e termina em 13 de julho com a final no Rio de Janeiro.

Dos entrevistados, 30% responderam que será regular e 24% que ela será ruim ou péssima. Outros 46% responderam que, de um modo geral, a Copa do Mundo no Brasil será ótima ou boa.

"Dá para dizer que 30% têm alguma ressalva e 24% reprovam totalmente a realização da Copa no Brasil", afirmou o diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino.

Foram realizadas 2.091 entrevistas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2014, em 132 municípios do Brasil contemplando regiões metropolitanas e cidades do interior.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Editoria de Arte/Folhapress
Respostas estimuladas e únicas, em %
Respostas estimuladas e únicas, em %

Os mais otimistas são os menos escolarizados, os entrevistados com menor renda (classes D e E) e os residentes no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste do país.

Para Mauro Paulino,os números representam dois aspectos à expectativa do brasileiro com relação à Copa: a campanha da seleção do Brasil e a organização do torneio.

Outro dado da pesquisa mostra que o fato de a Copa do Mundo ser realizada no Brasil não aumentou o interesse do brasileiro pela competição. Segundo o Datafolha, 81% dos entrevistados se interessam pela competição.

O resultado é semelhante ao apurado nas duas Copas anteriores (com entrevistas no mesmo período do ano). Em 2006, quando a Copa seria na Alemanha, 81% responderam ter interesse pelo Mundial. Já em 2010, com a Copa na África do Sul, 80% se mostraram interessados em acompanhar o evento.

"Mostra que o brasileiro está interessado no evento Copa do Mundo", disse Paulino.

Dos entrevistados, 82% disseram que pretendem assistir aos jogos e 18%, não. Considerando somente os homens, o índice vai para 90%.


Endereço da página: