Folha de S. Paulo


Licença ambiental para CT da Alemanha saiu em duas semanas

A licença ambiental para a construção do centro de treinamento da Alemanha foi concedida pelo governo da Bahia duas semanas após a sua solicitação.

Encravados na Área de Proteção Ambiental do Santo Antônio, os campos irão ocupar uma área de 20 mil metros quadrados, a cerca de 2 km de onde jogadores e comissão técnica ficarão hospedados.

A Aqua Marina Santo André Empreendimentos Imobiliários, empresa proprietária do terreno, apresentou o pedido de licença ambiental em 27 de janeiro.

Em 12 de fevereiro, a autorização para a construção do campo foi publicada no "Diário Oficial" da Bahia.

O prazo para a emissão da licença surpreendeu moradores da região, que destacam a rigidez para novas construções decorrente da existência de áreas de proteção.

"Aqui até para podar árvore precisa de autorização", diz Pablo Delgado, coordenador técnico do Centro de Cultura de Santo André.

O Inema, órgão ambiental da Bahia responsável pela emissão, foi questionado pela reportagem sobre o prazo de tramitação da licença, mas não respondeu até agora.

O corte de vegetação na região é visto com preocupação por ambientalistas locais.

"A vegetação daquela região é primária e tem espécies raras, como alguns tipos de orquídeas", afirma um conselheiro da APA Santo Antônio que pediu anonimato.

Os moradores temem que a construção do CT seja o início de uma ocupação efetiva da comunidade, onde projetos de condomínios brigam por licenças ambientais.


Endereço da página:

Links no texto: