Folha de S. Paulo


Neymar faz 3 e Brasil goleia antes de convocação final para a Copa

A seleção brasileira não teve dificuldades para golear a África do Sul nesta quarta-feira, por 5 a 0, em Johannesburgo, no último amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo.

Contra um adversário que não conseguiu vaga no Mundial, o Brasil venceu com gols de Oscar, Neymar (três vezes) e Fernandinho, uma das novidades do técnico Luiz Felipe Scolari no time titular.

A partida serviu para o treinador fazer as suas últimas observações antes da convocação para o Mundial, no dia 7 de maio, no Rio. A Copa começa em 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, em São Paulo.

O lateral direito Rafinha, do Bayern de Munique, e o volante Fernandinho, do Manchester City, foram os principais atletas observados pelo treinador. O primeiro ocupou a vaga de Daniel Alves, nome praticamente garantido na Copa, enquanto o segundo entrou no lugar de Luiz Gustavo, outro jogador com posto quase certo.

Segundo o treinador, 90% a 95% dos nomes da lista para a Copa já estão definidos. Fernandinho luta por uma vaga com Lucas, do Liverpool, enquanto Rafinha disputa com Maicon, da Roma.

O JOGO

Os olhos de Felipão estavam voltados, sobretudo, para Fernandinho e Rafinha. Mas quem brilhou realmente foram jogadores com cadeira cativa na seleção. O Brasil abriu o placar aos 9min do primeiro tempo, quando Oscar recebeu um lançamento de Hulk e tocou com categoria na saída do goleiro Williams.

O Brasil nem se esforçou muito. A África do Sul exigiu pouco. Júlio César não fez uma defesa difícil sequer durante toda a primeira etapa. Em seu ritmo, a seleção parecia ciente de que o segundo gol sairia com a mesma tranquilidade que conseguia trocar passes no meio de campo.

Neymar teve a primeira chance para deixar a sua marca aos 22min, quando recebeu um passe em profundidade, mas parou em Williams. Aos 31min, em jogada semelhante, esbarrou novamente no goleiro adversário.

Na terceira tentativa, o atacante do Barcelona não perdoou. Aos 40min, recebeu um passe pelo meio, puxou para a esquerda e chutou forte da entrada da área para marcar. A bola passou pelo meio das pernas de Williams.

No intervalo, Felipão fez três alterações: colocou William, Ramires e Luiz Gustavo nos lugares de Hulk, Oscar e Paulinho. A seleção trocou até o uniforme, a pedido da Nike.

A África do Sul não teve chance nem de assimilar as mudanças, porque antes mesmo do primeiro minuto do segundo tempo, Neymar recebeu um passe em profundidade e tocou por cima do goleiro para fazer o terceiro gol.

Com o jogo resolvido, Felipão continuou a fazer os seus testes. Aos 13min, por exemplo, ele colocou Daniel Alves no lugar de Marcelo para ver como o lateral direito se comportaria na esquerda.

Rafinha continuou intacto na sua posição. Assim como Fernandinho, que também jogou por 90 minutos e saiu premiado com um gol. Aos 33min, ele acertou um chute forte de fora da área e não deu chances para o goleiro adversário.

E ainda sobrou tempo para Neymar aproveitar um passe de cabeça de Jô –que entrara na vaga de Fred– e balançar as redes pela terceira vez. A partida serviu até para Júlio César, que agora atua pelo Toronto FC, do Canadá, mostrar que está com os reflexos em dia. Aos 18min, praticou uma difícil –e única– defesa num chute de Patosi.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: