Folha de S. Paulo


Ministro diz que estádios da Copa serão entregues somente em janeiro

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que os seis estádios que restam ser entregues serão entregues somente em janeiro, fora do prazo determinado pela Fifa, que era dezembro.

A Folha mostrou na edição de terça-feira que os estádios de Curitiba (Arena da Baixada) e Cuiabá (Arena Pantanal) não estarão prontos até o final de dezembro, como a Fifa determina. Também haverá atraso no Itaquerão, em São Paulo, após acidente semana passada que matou dois operários.

Os outros três, Porto Alegre, Manaus e Natal, tiveram prazos estendidos pelo governo federal por questão de agenda. O Beira-Rio, na capital gaúcha, também tem problema nas obras do entorno, segundo Rebelo.

"Não haveria data para a presidente Dilma Rousseff estar presente nesses eventos. Por isso pedi para postergar para janeiro", disse Rebelo.

Ele comparou os atrasos a uma noiva se casando.

"Aqui no meu país há uma instituição muito respeitada, que é o casamento. E a noiva quase sempre atrasa e o casamento acontece sem problema algum. Podemos ter alguns atrasos, que não vão influenciar no andamento da Copa", disse Rebelo na Costa do Sauipe, na Bahia, onde sexta-feira serão sorteados os grupos da Copa do Mundo.

Seis dos 12 estádios que serão usados precisam ser entregues - São Paulo, Natal, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Manaus. Os outros seis (Fortaleza, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília) já estão prontos e foram usados na Copa das Confederações, em junho de 2013.

"A Fifa exige que haja eventos testes nos estádios que não foram entregues. Entendemos que mesmo os estádios que forem entregues fora do prazo, haverá tempo para esses testes", disse Rebelo.

A Fifa pede jogos em que sejam testados acesso dos torcedores, gramado, visão da torcida da arquibancada, entre outros pontos. Para a entidade, o ideal é no mínimo duas partidas teste.

VIOLÊNCIA

Rebelo se exaltou quando questionado por um jornalista estrangeiro sobre se a violência no Brasil é uma preocupação do governo federal.

"Eu ando de avião há muito tempo, e a única vez que fui assaltado em um aeroporto foi em Paris. Outro dia, estava em Londres e um colega deixou uma mala e foi até um local pegar algo para comer. Avisei que no Brasil, quando alguém acha uma mala assim, leva nos achados e perdidos. Lá [em Londres] causa grande preocupação [com atentado terrorista]. Temos algumas preocupações, claro, mas nada de exagero", disse Rebelo.


Endereço da página:

Links no texto: