Folha de S. Paulo


Vídeo mostra queda de guindaste no Itaquerão; veja momento do acidente

Um arquiteto flagrou o momento da queda do guindaste que levantava a última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão. O acidente, ocorrido na tarde de quarta-feira (27), destruiu parte da arquibancada e provocou a morte de duas pessoas.

Nesta quinta, o Ministério do Trabalho e Emprego interditou o uso de guindastes na obra. Isso vale até que seja esclarecida a causa do acidente.

Quando os operários voltarem ao trabalho, na segunda-feira, poderão fazer apenas serviços de acabamento no Itaquerão, como pintura e colocação de assentos.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

"Vai atrasar o cronograma, mas isso não é nossa área. Nossa prioridade é garantir a segurança dos trabalhadores", afirma Antônio Pereira, um dos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego presentes na fiscalização ontem de manhã, no Itaquerão.

Antes do acidente, o prazo para a entrega do palco de abertura da Copa do Mundo era 5 de janeiro.

A interdição da Defesa Civil representa 5% da área total construída e pode ser contornada pela Odebrecht. A empresa pediria à prefeitura autorização para fazer obras em caráter emergencial.

Os auditores se recusaram a colocar prazos para o fim da interdição. Em 12 de dezembro, deve acontecer reunião entre representantes da construtora, Ministério Público e Ministério do Trabalho para discutir o assunto e apresentar documentos que comprovem a segurança para os trabalhadores na obra.

Em nota, a Oderecht reafirmou que todas as medidas possíveis de segurança foram tomadas, o que contribuiu para que o acidente não tivesse maiores proporções


Endereço da página:

Links no texto: