Folha de S. Paulo


Uruguai leva vaga e aumenta risco do Brasil cair em 'grupo da morte'

O Uruguai se confirmou na noite de quarta-feira como um dos oito cabeças de chave da Copa de 2014 e impediu que a Holanda, atual vice-campeã mundial, tivesse este privilégio no sorteio dos grupos, no dia 6 de dezembro, na Bahia.

Com esta definição, aumentou a chance de o Brasil encabeçar um "grupo da morte", como é chamada a chave em que as seleções candidatas ao título se enfrentam logo no início do Mundial.

Nesta Copa, a Fifa estabeleceu que os cabeças de chave seriam definidos pelo ranking, mais o país-sede.

Assim, os sete foram: Espanha, Argentina, Alemanha, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai, bem pouco à frente dos holandeses.

Isto significa que campeões mundiais podem se enfrentar ainda na fase de grupos, já que França e Inglaterra ficarão em outro pote no sorteio.

A divisão dos potes no sorteio das 24 seleções restantes será divulgada em 3 de dezembro. A Fifa explicou que a distribuição será feita de acordo com critérios esportivos e geográficos (não pode haver dois africanos no mesmo grupo, por exemplo).

DOIS ÚLTIMOS

A seleção uruguaia garantiu a vaga na noite de ontem ao empatar sem gols com a Jordânia, em Montevidéu, uma semana após golear por 5 a 0 em Amã, pela repescagem intercontinental das eliminatórias.

Campeão da Copa América e semifinalista no Mundial de 2010, o Uruguai foi o 32º e último país a se classificar para a edição de 2014.

O México foi o penúltimo após bater a Nova Zelândia por 4 a 2, ontem, fora de casa, depois de vencer por 5 a 1 no estádio Asteca, na semana passada.

Com as últimas definições, das 32 equipes classificadas, 24 (o que representa 75%) estiveram na edição anterior, de 2010, na África do Sul.

As oito novidades em relação à Copa-2010 são Bélgica, Colômbia, Croácia, Rússia, Irã, Equador, Costa Rica e a novata Bósnia-Herzegóvina.


Endereço da página: