Folha de S. Paulo


Felipão diz que derrota para Honduras em 2001 foi ótima e não acredita em vingança

Adversário da seleção neste sábado, Honduras foi responsável por uma das maiores derrotas sofridas pela seleção de Luiz Felipe Scolari antes da Copa do Mundo de 2002.

No dia 23 de julho de 2001, o time nacional foi eliminado da Copa América da Colômbia após perder para a desconhecida equipe hondurenha, por 2 a 0, em Manizales.

Doze anos depois, o treinador relembrou nesta sexta o fracassou e disse que "foi ótimo o que aconteceu". "A partir dali, tomei uma série de medidas. Às vezes, tem derrotas que te abre os olhos para muitas coisas", afirmou Scolari

"Aquela me abriu pra uma série de situações. Ensinamentos de que alguns atletas tinham sido mal escolhidos, o esquema também não era bom. Uma série de detalhes", acrescentou.

Na ocasião, Scolari escalou o time com Marcos; Luisão, Juan e Cris; Belletti, Eduardo Costa, Emerson, Alex e Júnior; Guilherme e Denílson.

Do grupo que começou a partida, apenas Marcos foi titular na conquista o Mundial da Ásia.

A última partida entre os dois países foi no ano passado nos Jogos de Londres, quando os brasileiros venceram por 3 a 2.

Honduras foi uma das surpresas das eliminatórias. A seleção se classificou para a Copa de 2014 e empurrou o México para a repescagem.

Antonio Lacerda-31.out.2013/Efe
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari

Para este sábado, Scolari disse que o amistoso não terá um significado especial. "Aquele era um jogo oficial. Já esse é um amistoso, que vale a possibilidade de observação para os atletas nesta fase final", contou o técnico.

Depois de quase um ano de trabalho na seleção, Scolari disse que o time brasileiro já está no mesmo nível de Espanha e Alemanha, favoritas ao título na Copa.

"Já podemos colocar o Brasil no mesmo nível porque já temos uma forma de jogar, um estilo de jogo. Temos as mesmas condições de outras seleções que estão vindo ao Brasil", disse o treinador.


Endereço da página: