Folha de S. Paulo


Uruguai goleia a Jordânia por 5 a 0 e fica perto de vaga para a Copa

O Uruguai está muito perto de conseguir a vaga para a Copa do Mundo de 2014. Nesta quarta, goleou a Jordânia por 5 a 0, em Amã, no jogo de ida da repescagem entre sul-americanos e asiáticos.

Para o jogo de volta, na próxima quarta, em Montevidéu, a seleção uruguaia joga por um empate e pode até perder por quatro gols de diferença. A Jordânia, que nunca participou de uma Copa, terá a difícil missão de fazer 6 a 0 para conseguir uma vaga no Mundial.

Maxi Pereira, Stuani, Lodeiro, Rodríguez e Cavani foram os autores dos gols do time Celeste, que dominou a partida e não foi ameaçado pela Jordânia.

A única melhor chance da equipe da casa foi de Ibrahim, no início do segundo tempo, que passou pela marcação dos zagueiros, mas errou o alvo.

Vencedora das Copas de 1930 e 1950, a seleção uruguaia passa por sua quarta repescagem consecutiva para conseguir a vaga no Mundial do Brasil. Nas três anteriores, avançou.

O JOGO

O Uruguai fez um jogo tranquilo e, apesar do apoio da torcida do time da casa, não foi ameaçado pela Jordânia. Aos 9 min, Suárez cobrou falta e obrigou o goleiro Shatnawi a fazer boa defesa.

O primeiro gol uruguaio saiu aos 22 min. Suárez levantou pela direita e Cavani desviou de cabeça na segunda trave. O goleiro da Jordânia deu um toque na bola, que sobrou para Maxi Pereira, dar um toque para o fundo da rede.

Melhor na partida, a equipe Celeste chegou ao segundo gol aos 42 min. Lodeiro lançou para Stuani na direita, que pegou de primeira, sem chance de defesa para Shatnawi. O goleiro Martín Silva foi pouco exigido também na segunda etapa, quando o Uruguai liquidou o jogo.

A Jordânia até tentou uma pressão inicial. Hassan cruzou pela direita e Ibrahim, entre dois marcadores, tocou para fora.

Mas o time de Oscar Tabárez se impôs novamente e chegou ao terceiro gol. Aos 24 min, Suárez deu um bom passe para Cavani, que tirou o goleiro Shatnawi da jogada e tocou para trás para Lodeiro, finalizar.

Para ficar tranquilo no jogo de volta, Tabárez poupou alguns jogadores. Saíram Lodeiro, Suárez e Stuani para as entradas de Álvaro Pereira, Forlán e Ramirez.
Nos 15 min finais a Jordânia estava entregue. Quase não passava para o campo de ataque e via o adversário pressionar.

Aos 33 min, o Uruguai aumentou sua vantagem. Pereira cruzou pela esquerda para Cristian Rodríguez, na direita, dominar e mandar de pé esquerdo para o gol.

No final, Forlán arriscou e Shatnawi evitou o quinto dos uruguaios. Já nos acréscimos, Cavani cobrou falta com perfeição e fechou a goleada dos sul-americanos.


Endereço da página: