Folha de S. Paulo


Felipão afirma que quem não jogar por seu clube está ameaçado de perder a Copa

O técnico Luiz Felipe Scolari lançou um aviso geral aos jogadores que pretendem disputar a Copa do Mundo de 2014: quem não jogar por seu clube estará fora da seleção.

"Ele vai ter que pensar em seleção, não só na parte monetária, no clube, tudo mais. A vida profissional do atleta tem tudo isso, e ele também não tem a garantia de que eu vou levá-lo", declarou.

O recado tem como alvos mais certeiros o goleiro Júlio César, do QPR, e o volante Luiz Gustavo, do Bayern de Munique. Mas, segundo ele, serve para os demais convocáveis para a seleção. "Na Copa das Confederações fomos campeões, ótimo, maravilha, mas acabou. Agora tem que trilhar outro caminho, e muitas coisas podem acontecer."

A seleção faz um amistoso nesta quarta-feira contra a Suíça, em Basileia, e outras seis partidas neste ano. Em 2014, há apenas uma data-Fifa, em março.

"Vamos ficar muitos meses só observando as ligas, sem treinar, e eu não posso observar ninguém no banco de reservas", afirmou nesta terça-feira, em Basileia, onde o Brasil enfrenta a Suíça em amistoso nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília).

O goleiro está com a situação indefinida no Queens Park Rangers, que caiu para a segunda divisão da Inglaterra. Júlio César não quer continuar lá, mas não acertou com nenhum dos interessados que apareceram -houve interesse do Napoli, do Benfica e da Fiorentina.

"A situação do Júlio me preocupa e ele sabe disso", afirmou Felipão. "Ele pode jogar a segunda divisão, a terceira, a décima, não me importa. Mas tem que jogar."

O mesmo se dá com o volante Luiz Gustavo, que perdeu espaço no Bayern de Munique com a chegada do técnico espanhol Pep Guardiola. "Tenho que tratar a situação com cuidado, para não ficar ainda mais delicada", disse o volante, que foi titular na Copa das Confederações.

Felipão afirmou que não se isenta de aconselhar seus jogadores. "Eles me perguntam, eu coloco meu pensamento, dou minha opinião. Se possível, que vá para um clube em que tenha mais espaço", comentou. "Agora vou ter mais um problema, que é o Luiz Gustavo. Ele vai ter que definir a vida dele."


Endereço da página:

Links no texto: