Folha de S. Paulo


Brasil impede Espanha de ser 'campeã de tudo'

A vitória de 3 a 0 do Brasil na final da Copa das Confederações, neste domingo, impediu a Espanha de entrar no seleto grupo das seleções campeãs de todos os principais torneios do planeta: Copa do Mundo, Copa das Confederações, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e a Eurocopa ou Copa América.

Além disso, os brasileiros acabaram com uma invencibilidade de 29 jogos oficiais da seleção espanhola, que não tomava gols em jogos de mata-mata desde junho de 2009, quando a defesa foi vencida na disputa do terceiro lugar da Copa das Confederações: vitória de 3 a 2 sobre a África do Sul.

No futebol, os dois únicos países que conseguiram "fazer a quadra" foram França e Argentina --esta, vencedora do torneio entre campeões continentais quando ele ainda se chamada Copa Rei Fahd, em 1992.

Os argentinos ainda conquistaram o Mundial em 1978 e 1986, a América 14 vezes e a Olimpíada em 2004 e 2008.

Já os franceses foram campeões do mundo em 1998, da Europa em 1984 e 2000, da Copa das Confederações em 2001 e 2003, e dos Jogos Olímpicos em 1984.

A Espanha possui três desses quatro troféus: a Copa de 2010, as Euros de 1964, 2008 e 2012, e as Olimpíadas de 1992.

GOLDEN SLAM

Conquistar esses quatro títulos no futebol equivaleria ao chamado "Golden Slam" do tênis, quando o atleta vence os quatro principais torneios (Grand Slams) e ainda assegura o ouro olímpico.

Estar no lugar mais alto do pódio em uma Olimpíada, aliás, é o que impede a seleção brasileira de fechar o ciclo de ouro no futebol.

O torneio olímpico é considerado pela Fifa como um dos principais do futebol, mesmo que não seja ela a entidade que organiza a competição.

Os Jogos são feitos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), mas a Fifa chancela a competição quadrienal.

Editoria de arte/Folhapress
Clique na imagem e veja mais informações sobre a decisão da Copa das Confederações
Clique na imagem e veja mais informações sobre a decisão da Copa das Confederações

Endereço da página:

Links no texto: