Folha de S. Paulo


'Frango' marcou última derrota da Espanha em uma decisão

Rival indigesto da seleção brasileira, a França pode se orgulhar de ser a última seleção a conseguir sair de uma final de campeonato contra a Espanha com o gosto da vitória.

Na Eurocopa de 1984, disputada em seus domínios, o time francês levantou seu primeiro título continental ao bater os espanhóis por 2 a 0.

Desde então, a seleção principal da Fúria ostenta um invejável retrospecto de 100% em decisões, com as conquistas das Euros de 2008 e 2012 e da Copa do Mundo de 2010, maior feito da história da equipe.

Há 29 anos, no entanto, a realidade era outra. Ao contrário da rival, que tinha Michel Platini, considerado o melhor jogador da Europa, a Espanha contava com um elenco limitado, sem o brilho de estrelas.

A decisão disputada no Parque dos Príncipes, porém, é mais lembrada por um frango antológico de Luis Arconada, após uma cobrança de falta de Platini.

Aos 12min do segundo tempo, o goleiro caiu errado e não conseguiu encaixar a bola, chutada sem violência. Era o nono gol do artilheiro do torneio em apenas cinco partidas.

Decisivo, o lance abriu caminho para o título dos Bleus, que ampliariam aos 45min, com o atacante Bruno Bellone.

A conquista inédita marcou a volta por cima de uma seleção que dois anos antes fora eliminada de forma dramática na semifinal da Copa do Mundo, pela Alemanha, na primeira decisão por pênaltis da história das Copas.

Além da infelicidade do goleiro Arconada, a Folha deu destaque na época à bravura espanhola demonstrada no duelo.

"Se fosse possível dividir em duas partes o troféu orgulhosamente entregue pelo presidente Francois Mitterrand ao capitão Michel Platini para premiar as seleções da França e Espanha, poucos contestariam a decisão. Afinal, se foi melhor até as semifinais do 7º Campeonato Europeu, a França, ontem à noite, no Parque dos Príncipes, em Paris, em vários momentos da partida chegou a curvar-se diante dos bravos espanhóis. Mas, no futebol, nem sempre há lugar para justiça salomônica."

Dois anos depois seria a vez da seleção brasileira ser eliminada pelos franceses, nas quartas de final do Mundial do México.


Endereço da página: