Folha de S. Paulo


Festa está bonita, mas quero protestar contra gastança, diz universitário dentro do Castelão

O universitário Murilo Melo, 23, desobedeceu a Fifa e protestou dentro do estádio Castelão, durante a partida entre Brasil e México.

Martín Fernandez/Folhapress
Murilo melo protesta dentro do estádio Castelão, em Fortaleza
Murilo melo protesta dentro do estádio Castelão, em Fortaleza

Com o rosto pintado de verde e amarelo, o cearense entrou na arquibancada com um cartaz em inglês dizendo que não reclamava por R$ 0,20, mas protestava pelo "dinheiro público roubado dos cofres". Na hora do hino, ele e um grupo de amigos ficaram de costas para o campo.

Antes da partida, a Fifa lembrou que são proibidas manifestações políticas nas arenas do torneio. Apesar da orientação, os funcionários da entidade não reprimiram os manifestantes.

"Adoro o futebol, mas também quero protestar contra essa 'gastança'. A festa está bonita, mas também quero me expressar", afirmou o universitário, que cursa engenharia mecatrônica numa universidade particular da capital.

Antes do jogo, ele participou da manifestação contra os gastos públicos para a Copa. "Não podemos ficar calados", acrescentou o estudante.

Do lado de fora do estádio, o protesto reuniu mais de 10 mil pessoas. Policiais e manifestantes entraram em conflitos várias vezes.

Uma menina de 15 anos que tentava entrar no estádio desmaiou ao respirar gás lacrimogêneo.


Endereço da página:

Links no texto: