Folha de S. Paulo


Cerca de 5 mil pessoas já protestam antes do jogo da seleção em Fortaleza

Cerca de 5.000 protestam nesta quarta-feira contra os gastos públicos para grandes eventos esportivos em Fortaleza, onde a seleção brasileira joga nesta tarde contra o México pela Copa das Confederações.

O grupo, que promete marchar até a Arena Castelão, que recebe o jogo às 16h, carrega faixas com frases contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a Fifa, que organiza a Copa das Confederações e a Copa de 2014.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Estudantes e movimentos sociais que participam do ato afirmam que os eventos deixarão como "legado" apenas "remoções de famílias pobres, dívida pública, repressão policial e exclusão social". Em um muro, os manifestantes escreveram "Copa: dinheiro público, lucro privado".

Desde cedo, eles se concentram num supermercado próximo ao estádio. A previsão é de começar a marcha ao meio-dia.

Logo cedo, a Polícia Militar já cercou os arredores da Arena Castelão, em um raio de 2 km, para controlar o acesso e, ao mesmo tempo, evitar que a manifestação atrapalhe a organização do jogo.

Policiais carregando escudos e acompanhados do batalhão de cavalaria bloqueia a avenida que dá acesso ao estádio.

Organizadores e PM estimam que pelo menos 30 mil pessoas devem participar da manifestação.

Um dos líderes do movimento, o estudante Klayton Andrade, 22, disse que a ideia é tentar chegar ao estádio, nem que seja necessário furar o bloqueio policial.


Endereço da página:

Links no texto: