Folha de S. Paulo


No Irã, técnico português vai a sua segunda Copa após fiasco com galácticos do Real

Abedin Taherkenareh/Efe
Carlos Queiroz durante jogo do Irã
Carlos Queiroz durante jogo do Irã

Depois da ausência na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o Irã vai voltar a disputar um Mundial graças à vitória sobre a Coreia do Sul nesta terça-feira, por 1 a 0, fora de casa.

No retorno ao principal campeonato de futebol do mundo, o Irã aposta as suas fichas na experiência do técnico português Carlos Queiroz, que classificou uma seleção para a Copa pela terceira vez na sua carreira.

A primeira foi em 2002, quando levou a África do Sul para o torneio que foi disputado no Japão e na Coreia do Sul. Mas o treinador não compareceu ao campeonato, pois acabou sendo demitido antes. A segunda foi com Portugal, em 2010, no Mundial realizado na África do Sul.

O treinador de 60 anos teve como primeiro grande trabalho a seleção sub-20 de Portugal. Assumiu o time de base do país em 1989 e conquistou os Mundiais sub-20 daquele ano e também em 1991. Foi promovido então à seleção principal de Portugal, onde não teve sucesso. O time nem foi para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Jung Yeon-Je/AFP
Carlos Queiroz é carregado pelos jogadores do Irã após conquistar a vaga para a Copa
Carlos Queiroz é carregado pelos jogadores do Irã após conquistar a vaga para a Copa

Mesmo assim, ainda prestigiado, assumiu o comando do Sporting em 1994. A grande estrela do time era o meia Luís Figo. Mas o clube, então cotado como um dos favoritos ao título, não foi páreo para o Benfica, que ficou com o nacional.

No Sporting, Queiroz só conseguiu ganhar uma Taça de Portugal, em 1995. No ano seguinte, o treinador teve o seu primeiro desafio internacional: o MetroStars, dos Estados Unidos. Em seguida, passou também pelo japonês Nagoya Grampus Eight e pela seleção dos Emirados Árabes Unidos, antes de chegar à África do Sul.

Na seleção sul-africana, caiu antes de chegar à Copa do Mundo de 2002. Ainda neste ano, chegou ao Manchester United para ser assistente técnico de Alex Ferguson.

Conquistou o Campeonato Inglês, mas ficou apenas um ano, pois chamou a atenção do Real Madrid e acabou contratado pela equipe espanhola para substituir o hoje técnico da seleção espanhola Vicente del Bosque.

No Real, assumiu o time dos 'galácticos' com, entre outros, Ronaldo e Zidane. Mesmo assim, não conseguiu fazer um bom trabalho. Foi apenas o quarto colocado no Campeonato Espanhol e não passou das quartas de final da Copa dos Campeões. Voltou então para o Manchester United em 2004 para ser novamente assistente de Ferguson.

Em 2008, ganhou uma nova oportunidade na seleção portuguesa e, dessa vez, conseguiu a classificação para o Mundial, após um mata-mata na eliminatória europeia.

O desempenho na competição disputada na África do Sul começou com um empate por 0 a 0 com a Costa do Marfim. Depois, goleada por 7 a 0 sobre a frágil Coreia do Norte e um novo empate por 0 a 0 contra o Brasil. Terminou a primeira fase sem tomar gol. Nas oitavas de final, porém, a seleção portuguesa foi eliminada pela Espanha, por 1 a 0.


Endereço da página:

Links no texto: