Folha de S. Paulo


Irã e Coreia do Sul garantem vaga na Copa do Mundo de 2014

O Irã derrotou a Coreia do Sul na manhã desta terça-feira, por 1 a 0, fora de casa, pela última rodada da eliminatória asiática, e garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014. Apesar da derrota, os sul-coreanos também conseguiram a classificação para o Mundial graças ao saldo de gols.

A seleção iraniana terminou a quarta fase da eliminatória na liderança do Grupo A, com 16 pontos, enquanto Coreia do Sul e Uzbequistão ficaram com 14, mas com vantagem no saldo de gols (seis contra cinco) para os sul-coreanos.

O Mundial de 2014 tem agora cinco participantes confirmados: além de Brasil --país-sede--, Coreia do Sul, Irã e Japão, a Austrália também garantiu a sua vaga nesta terça ao bater o Iraque por 1 a 0, em Sydney.

Editoria de Arte/Folhapress

Já a seleção uzbeque fará um mata-mata contra o terceiro colocado do Grupo B --Omã ou Jordânia. O vencedor deste mata-mata vai enfrentar o quinto colocado da eliminatória sul-americana --neste momento, o Uruguai-- para decidir mais uma vaga na competição.

O Irã, comandado pelo técnico português Carlos Queiroz, foi até Ulsan com uma proposta de jogo muito clara: se defender e sair no contra-ataque. O empate serviria caso o Uzbequistão não goleasse o Qatar na outra partida do grupo, já que o saldo de gols era de sete contra um.

No primeiro tempo, os iranianos não deram sequer um chute a gol. A Coreia do Sul, por sua vez, fez cinco finalizações, mas nenhuma com grande sucesso, mesmo com a principal arma do time, o atacante Kim Shin-Wook, de quase dois metros de altura.

Longe dali, o Uzbequistão pressionava o Qatar. Teve ao menos quatro grandes chances para abrir o placar na primeira etapa. Desperdiçou todas as oportunidades. Acertou o travessão em duas ocasiões e ainda tomou um gol.

Mas tudo mudou no segundo tempo. O Uzbequistão acabou com a síndrome de perder gols e goleou o rival por 5 a 1. Em Ulsan, a Coreia do Sul não aproveitou as suas oportunidades e foi punida duramente pela equipe adversária.

Aos 14min, Ghoochannejhad aproveitou uma falha de Kim Young-Gwon, avançou e chutou colocado para fazer o gol da classificação para o Iran, que vai disputar a sua quarta Copa do Mundo, enquanto a Coreia do Sul, a nona.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: