Folha de S. Paulo


Manifestação contra a Copa marcha em direção ao Mineirão

Uma manifestação que reúne em torno de 2.500 pessoas marcha na tarde desta segunda-feira (17) do centro de Belo Horizonte em direção ao estádio do Mineirão.

Às 16h, ocorre na arena o jogo entre Taiti x Nigéria, pela Copa das Confederações. A partida é a primeira do torneio na cidade, uma das seis sedes.

O grupo reúne movimentos sociais como o "Copa Pra Quem?", estudantes, partidos políticos, entre outros.

A marcha começou pela avenida Afonso Pena por volta das 14h15 em direção ao viaduto da Lagoinha. De lá, eles seguirão pela avenida Antônio Carlos até o Mineirão.

Os manifestantes marcham atrás de um carro de som que entoa gritos como "Da Copa eu abro mão, eu quero é dinheiro para saúde e educação".

Eduardo Gladson Reis, 20, presidente Ubes (União dos Estudantes Secundaristas), afirma que a manifestação tem uma pauta ampla, que inclui protesto contra os gastos com a Copa, redução da tarifa de ônibus e resistência à "higienização" da cidade, que prejudica moradores de rua, segundo ele.

A Polícia Militar acompanha a marcha e afirma que não houve conflitos nem episódios de vandalismo até o momento.

Outra manifestação, com cerca de 350 professores da rede estadual de Minas Gerais, foi barrada pela Polícia Militar enquanto tentava marchar em direção ao estádio do Mineirão na tarde desta segunda-feira.


Endereço da página:

Links no texto: