Folha de S. Paulo


Brasil começa a mostrar hoje do que é capaz dentro e fora de campo

Dentro e fora de campo, o Brasil começa a mostrar hoje do que é capaz. A seleção brasileira enfrenta o Japão, às 16h, em Brasília, na abertura da Copa das Confederações.

O time de Luiz Felipe Scolari se exibe pela primeira vez num torneio oficial, enquanto Brasília hoje e outras cinco cidades, a partir de amanhã, passam por testes para a Copa do Mundo de 2014.

Desde o Mundial da África do Sul, em 2010, a seleção disputou 47 jogos --40 sob o comando de Mano Menezes, demitido em novembro, e outros sete com Felipão.

Desobrigado de jogar as eliminatórias e de olho nos cachês milionários, o time da CBF fez somente oito partidas no Brasil neste período. E foi vaiado em seis delas.

Justamente por isso, o discurso da seleção brasileira é de pedido de apoio das arquibancadas. À Folha, em abril, Felipão reconheceu que jogar muitas vezes fora de seus domínios atrapalha a relação entre o time e sua torcida.

"Temos que fazer com que o torcedor participe, que seja mais um jogador a nosso favor", disse o treinador ontem, em entrevista coletiva.

Neymar, maior estrela do elenco atual, já havia feito o mesmo apelo na véspera.

Do time titular que enfrenta o Japão hoje, só Paulinho e Fred defendem clubes brasileiros. Daniel Alves, David Luiz, Luiz Gustavo e Hulk nunca atuaram em um grande clube do Brasil antes de migrarem para a Europa.

"É importante jogar em casa porque minha história está começando, muita gente não conhece meu trabalho", disse o volante Luiz Gustavo, do Bayern de Munique.

Mesmo outros garotos do time, como Oscar, Lucas e Fernando, pertencem a clubes europeus. Bernard está a caminho da Inglaterra.

Enquanto o time tenta ganhar a torcida, o Brasil busca convencer o mundo de que pode, sim, abrigar bem a Copa do Mundo no ano que vem.

A Copa das Confederações reúne, além de Brasil e Japão, Itália, México, Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti. Seis das 12 sedes do Mundial de 2014 irão receber partidas, em seis estádios que, somados, custaram R$ 5 bilhões.

NA TV
Brasil x Japão
16h Band, Globo e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: