Folha de S. Paulo


Troféu da Copa das Confederações é mais pesado que o do Mundial

O troféu da Copa das Confederações é o mais pesado dos produzidos pela Fifa. Com 8,6 kg, a taça pesa mais que a da Copa do Mundo, que tem 6,1 kg. A do Mundial de Clubes, por exemplo, pesa 5,2 kg.

Porém, o prêmio pela conquista do torneio preparatório para a Copa-2014 é feito de bronze e banhado a ouro e mede 40 cm de altura, com a base de 16 cm de diâmetro, sendo o ponto mais largo do troféu. Já a Copa do Mundo tem 4,9 kg de ouro puro em sua composição.

Segundo a Fifa, o campeão da Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho, ganha um troféu vitalício. No entanto, a entidade mantém na sua sede a taça original, que tem na sua base todos os nomes dos ganhadores.

Fabricado na Suíça, o design foi feito por Fritz Juncker em 1997, quando a Fifa adotou a Copa do Rei Fahd --disputada na Arábia Saudita em 1992 e em 1995-- como um torneio oficial e o ampliou para a participação dos campeões das confederações.

Em 2012, a taça passou por uma reforma e recebeu uma base --de rocha azul lápis-lazúli e madeira de ébano-- em formato cônico mais amplo, com o objetivo de modernizá-lo e alinhá-lo aos demais troféus da entidade.

De acordo com a entidade máxima do futebol, o troféu da competição representa o tema do torneio: "Festival de Campeões". Duas fitas de ouro envolvem o corpo central da taça. Elas conectam visualmente os seis medalhões --cada um com o nome de uma confederação-- que ficam na base. O globo traz referências aos seis continentes representados pelas seleções participantes do torneio.

Nelson Almeida/AFP
Troféu da Copa das Confederações é de bronze, banhado a ouro e pesa 8,6 kg
Troféu da Copa das Confederações é de bronze, banhado a ouro e pesa 8,6 kg

Endereço da página: