Folha de S. Paulo


PVC: convocação não é ruim, mas arriscada

Tanto é verdade que Ronaldinho está jogando muito bem pelo Atlético, quanto que não joga bem há anos na seleção brasileira. Reveja o jogo contra o Chile. Passe de Jadson para Pato no inicio da jogada do gol de Neymar. Ronaldinho não perdeu a vaga para Bernard. Perdeu para Jadson.

Além de Ronaldinho, perderam os polivalentes. Cada titular tem seu reserva definido. Jean para Daniel Alves, Filipe Luís para Marcelo, Luís Gustavo para Fernando, Bernard para Neymar, Jadson para Oscar.

A convocação não é ruim, mas arriscada. Felipão apostou no futuro e isso é melhor do que apostar no passado.

Foi a mesma aposta da última lista em 2002. Daquela vez, havia apenas seis jogadores com experiência em Copas do Mundo. Desta vez, chamou quatro somente: Júlio César, Thiago Silva, Fred e Daniel Alves.

Felipão sabe que tem uma geração que, pela idade, deve estar talhada para ganhar a Copa em 2018. E que precisa apressar sua maturidade para ganhar a Copa em 2014.

Apressar isso, em tese, seria mais fácil com um toque de maturidade. Com Kaká ou Ronaldinho. Mas essa foi a receita em fracassos como os de 1966 e 1986. Felipão tem coragem e foi essa qualidade que o levou ao título em 2002. É justo que repita sua crença.


Endereço da página:

Links no texto: