Folha de S. Paulo


Comitê da Conmebol julgará Flamengo por distúrbios no Maracanã em 2018

Mauro Pimentel - 13.dez.2017/AFP
Fans of Brazil's Flamengo try to escape the tear gas used by riot police dispersing supporters who are attempting to keep fans of Argentina's Independiente from entering the Maracana stadium in Rio de Janeiro, Brazil, on December 13, 2017 for the Copa Sudamericana 2017 football final. / AFP PHOTO / MAURO PIMENTEL
Torcedores tentam escapar do gás de pimenta atirado por policiais após a final da Copa

A definição sobre uma possível punição ao Flamengo pela confusão do lado de fora do Maracanã antes e depois da final da Copa Sul-Americana, na última quarta (13), contra o Independiente (ARG), ficará para o ano que vem.

Segundo Eduardo Gross, integrante do comitê disciplinar da Conmebol, não haverá tempo para realizar o julgamento ainda em 2017. A confederação entrará em recesso nesta semana e volta a funcionar apenas em 7 de janeiro.

O Flamengo foi denunciado após seus torcedores provocarem tumulto no hotel onde estava a delegação do time argentino. Segundo o clube, na hora do jogo, cerca de 8.000 pessoas invadiram o estádio em ação planejada por torcidas organizadas. Houve conflitos com policiais, que usaram bombas de gás para dispersar o público.

"Todas as punições previstas no Código Disciplinar são possíveis, mas não posso dizer no momento se há alguma mais provável", afirmou Gross.

A diretoria do clube diz que tomou providências para evitar a confusão, alertando as autoridades sobre os riscos da partida.

Uma das penas mais duras que o time pode receber é a exclusão da Libertadores do ano que vem.

Segundo o artigo 22 do regulamento, a equipe brasileira também pode ser advertida, multada, perder pontos ou mandos de campo, jogar partidas sem público, realizar jogos fora do país, ser rebaixada, proibida de fazer transferências ou ter retirada a licença para disputar competições.

O Flamengo tem até quinta-feira (21) para entregar sua defesa. Há possibilidade de recurso.

O Comitê Disciplinar da Conmebol tem cinco representantes. Mas no processo de Flamengo e Independiente, apenas três terão direito a voto: Gross, o venezuelano Amarilis Belisario e o chileno Juan Carlos Silva Aldunate. Por serem partes interessadas no caso, o brasileiro Caio Cesar Vieira Rocha e o argentino Ricardo Gil Lavedra não poderão participar.

O sorteio dos grupos para a Libertadores de 2018 acontece nesta quarta (20), em Assunção, na sede da Conmebol. Flamengo e Independiente entrarão na fase de grupos, que vai começar apenas em 28 de fevereiro. A primeira fase eliminatória terá início em 22 de janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: