Folha de S. Paulo


Após detenção de flamenguistas, PM reforça segurança no Maracanã

Mauro Pimentel/AFP
Supporters of Argentina's team Independiente cheer on December 12, 2017 outside the Hilton Barra hotel in Rio de Janeiro, Brazil, as the team arrives on the eve of the final of the Copa Sudamericana tournament against Brazil's Flamengo. / AFP PHOTO / Mauro PIMENTEL
Torcedores do Independiente se mobilizam no hotel em que o time está hospedado, no Rio

A Polícia Militar do Rio vai reforçar a segurança no Maracanã para evitar confronto entre torcedores do Flamengo e do Independiente, da Argentina.

Na noite desta quarta (13), os dois times decidem o título da Copa Sul-Americana.

O Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) decidiu colocar mais cem policias na área interna do estádio. No total, 280 policiais do grupamento vão trabalhar durante o jogo.

Em clássicos cariocas, o efetivo é de 180 militares do Gepe no estádio.

Além dos policiais do grupamento especial, 174 homens do 6º batalhão da PM, além de 709 seguranças particulares vão trabalhar na decisão dentro do Maracanã.

A Polícia Militar também aumentará o efetivo do Batalhão de Choque e a cavalaria. Os números ainda não foram divulgados.

Na noite desta terça (12), centenas de torcedores do Flamengo fizeram um foguetório na frente do hotel que recebeu a delegação do Independiente, na Barrada Tijuca, na zona oeste. O tumulto durou até a madrugada.

Em Copacabana, na zona sul, cerca de 2 mil torcedores fizeram um foguetório em frente a outro hotel. Eles acreditavam que os jogadores estavam lá.

A Polícia Militar autuou 49 torcedores e apreendeu 25 morteiros.

Todos os presos foram liberados até o início da manhã desta quarta. Segundo a Polícia Civil, eles vão responder por resistência, desacato e desordem. Um PM foi ferido no tumulto em Copacabana.

Por causa da confusão, a polícia reforçou também a escolta da delegação e dos torcedores do time argentino até o Maracanã.

Pelo menos 5.000 torcedores do Independiente vão assistir ao jogo no estádio. Na segunda (11), eles fizeram uma festa na praia de Copacabana.

Depois da confusão da noite de terça, os torcedores argentinos preferiram ser mais discreto. Na manhã desta quarta, cerca de cem torcedores foram para a frente do hotel da delegação. A maioria não tem ingresso para o jogo. O prédio conta com reforço de segurança.


Endereço da página: