Folha de S. Paulo


Raí promete identidade de jogo no São Paulo e diz ter 'carta branca' no clube

Rubens Chiri/saopaulofc.net
Raí gesticula durante sua apresentação no São Paulo
Raí gesticula durante sua apresentação no São Paulo

Com a promessa de que o São Paulo voltará a ter uma identidade de jogo, independentemente do técnico que esteja no comando do time, o ex-jogador Raí, 52, foi apresentando nesta sexta-feira (8) como o novo diretor executivo de futebol do clube.

"Foi me dado carta branca para colocar em prática as minhas ideias, que são claras. A base do meu trabalho vem do meu conhecimento de futebol em campo. O São Paulo precisa ter um estilo de jogo, uma identidade. Foi assim nos momentos vitoriosos, seja com o Cilinho [nos anos 80], seja com o Telê Santana [início dos 90]", afirmou o agora diretor executivo de futebol Raí.

Com a chegada do ex-jogador, é a terceira vez em dois anos que o presidente Leco recorre a ídolos do São Paulo muito adorados pela torcida para ajudá-lo na administração.
Há dois anos, Leco deu seu aval e o São Paulo trouxe de volta, do Cerro Porteño, do Uruguai, o zagueiro Lugano. Em dois anos, ele atuou 36 vezes com a camisa do São Paulo. Sem contrato renovado deixou o clube após no fim da última temporada.

Neste ano, a aposta recaiu sobre outro nome que está entre os grandes ídolos do time, o ex-goleiro Rogério Ceni. Correndo risco de ser rebaixado no Brasileiro em seu primeiro trabalho como técnico, ele foi demitido por Leco no meio da temporada.

Agora, chega Raí.

"Sei dos riscos do futebol. Foi um risco eu ter chegado aqui há 30 anos como irmão de um grande ídolo do futebol nacional, o Sócrates", disse Raí sobre poder ter a sua credibilidade diminuída com a torcida.

Ele afirmou que o elenco e técnico Dorival Júnior vão serão importantes para a montagem desta nova identidade do São Paulo que ele quer montar.

"O Dorival pensa assim também. E o elenco é bom, mas claro que sempre pode melhorar", afirmou.

Para tentar fazer com o que o São Paulo volte a mostrar um futebol leve e alegre, como Raí classificou o estilo de jogo vitorioso do time, um dos grandes desafios que ele vai ter é fazer com o que o ambiente dentro e fora do âmbito do futebol seja menos conturbado.

"Nestes momentos em que os resultados não vieram sempre existe o aprendizado. Podemos construir um ambiente onde os jogadores rendam mais", afirmou o agora cartola tricolor.


Endereço da página:

Links no texto: