Folha de S. Paulo


Futebol inglês pode quebrar recorde nas oitavas da Liga dos Campeões

Paul Ellis/AFP
Manchester United's French striker Anthony Martial (2L), Manchester United's English midfielder Jesse Lingard (4L), Manchester United's French midfielder Paul Pogba (C), Manchester United's English defender Chris Smalling (4R), Manchester United's English midfielder Ashley Young (3R), Manchester United's Belgian striker Romelu Lukaku (2R) and Manchester United's Argentinian defender Marcos Rojo attend a team training session at the club's training complex near Carrington, west of Manchester in north west England on December 4, 2017, on the eve of their UEFA Champions League Group A football match against CSKA Moscow. / AFP PHOTO / Paul ELLIS
Jogadores do Manchester United treinam para partida contra o CSKA Moscou

Dona da liga nacional mais valiosa da Europa –com valor de mercado de 5,79 bilhões de euros (R$ 22,3 bilhões), segundo o site especializado em transferências Transfermarkt–, a Inglaterra pode conseguir um feito inédito na Liga dos Campeões. O país pode ser o primeiro na história da competição continental a contar com cinco times nas oitavas de final.

Até hoje, o recorde é de quatro times de uma mesma nação entre os 16 finalistas. A última vez que isso aconteceu com a própria Inglaterra foi em 2013/2014.

Na atual edição, Chelsea, Manchester City e Tottenham já garantiram suas vagas.

O City, aliás, está com 100% de aproveitamento. É o único time, ao lado do PSG, que tem esse desempenho.

Manchester United e Liverpool jogam na última rodada da fase de grupos dependendo de suas próprias forças para avançar. Os dois terão adversários russos pela frente.

Nesta terça-feira (5), às 17h45 (de Brasília), o United recebe o CSKA Moscou precisando somente de um empate para garantir a classificação e a liderança do Grupo A.

O time só ficará sem a vaga nas oitavas se perder por sete ou mais gols de diferença para a equipe russa e o Basel (SUI) vencer o Benfica (POR), lanterna da chave.

Na quarta (6), também às 17h45, o Liverpool joga por um empate em casa contra o Spartak Moscou para avançar e, provavelmente, bater o recorde de ingleses nas oitavas. Para ser líder, precisa da vitória para não depender de um tropeço do Sevilla contra o lanterna Maribor (ESL).

Uma derrota no Anfield somada a uma vitória dos espanhóis eliminará os ingleses.

Caso todos seus representantes passem de fase, independentemente da posição na chave, a Inglaterra poderá conseguir outro feito ainda mais impressionante: ter cinco dos oito representantes nas quartas de final. Isso porque, de acordo com o regulamento da Liga dos Campeões, times de um mesmo país não podem se enfrentar na primeira fase do mata-mata, que nesta temporada terá início em 13 de fevereiro.

O sorteio dos duelos ocorre na próxima segunda-feira (11), em Nyon, na Suíça.

Ter cinco times participando da fase de grupos já é um recorde para os ingleses. Pelo coeficiente da Uefa –fórmula utilizada para medir a força de cada campeonato e o número de clubes nas competições europeias– a Inglaterra tem atualmente direito a quatro vagas por meio de seu campeonato nacional.

O Manchester United, no entanto, garantiu sua vaga no torneio ao conquistar a última edição da Liga Europa.

Na temporada 2005/2006, a Inglaterra teve a chance de colocar cinco times na fase de grupos, mas o Everton foi eliminado na última etapa classificatória pelo Villarreal.

Até este ano, apenas a Espanha havia colocado cinco equipes na primeira fase, na temporada 2015/2016. Barcelona, Atlético de Madri e Real Madrid passaram para as oitavas, com os dois últimos chegando até a final –o título acabou ficando com os comandados de Zidane. Sevilla e Valencia, porém, foram eliminados na fase inicial.

O crescimento inglês não acontece por acaso. De todas ligas do mundo, a inglesa é a que mais arrecada com direitos de TV. O contrato atual de transmissão local, com validade de 2015 e 2018, foi fechado por 5,14 bilhões de libras (cerca de R$ 22,5 bilhões).

Dinheiro que acaba nas mãos dos clubes, que conseguem investir pesadamente na contratação de jogadores de todo o mundo.

Com esse crescimento, os ingleses se candidatam a acabar com o domínio espanhol na Liga dos Campeões. Times do país ibérico ganharam as últimas quatro edições do torneio, sendo três títulos com o Real Madrid, e acumulam sete taças neste século.

Na atual edição, Barcelona e Real Madrid já passaram para as oitavas de final. Atlético de Madri e Sevilla entram na última rodada ainda com chances de classificação.

Já a Inglaterra, que viu uma final 100% nacional em 2008, quando o Manchester United derrotou o Chelsea no estádio Lujniki, em Moscou, não consagra um campeão desde 2012. Na ocasião, o Chelsea superou o Bayern.

NA TV
Manchester United x CSKA Moscou
17h45 Esporte Interativo 2

Editoria de Arte/Folhapress
Os ingleses na Liga dos Campeões 2017/2018 País pode ter cinco entre os 16 times das oitavas de final

Endereço da página: