Folha de S. Paulo


Ex-jogador que apresentará sorteio da Copa é voz da esquerda na Inglaterra

Kirsty Wigglesworth - 24.abr.2012/Associated Press
Gary Lineker durante sorteio dos grupos de futebol da Olimpíada de 2012
Gary Lineker durante sorteio dos grupos de futebol da Olimpíada de 2012

O ex-atacante da seleção inglesa, Gary Lineker, 56, é figura quase onipresente na TV europeia. Nesta sexta (1º), ele falará para uma audiência ainda maior. Ele será o mestre de cerimônias do sorteio dos grupos da Copa de 2018, ao lado da jornalista russa,Maria Komandnaia.

Apresentador desde 1999 de um dos mais tradicionais programas esportivos de TV do mundo, o "Match of the Day", da BBC, Lineker também é condutor de shows televisivos sobre a Liga dos Campeões da Europa, transmitido em 15 países do continente. Também entrou no mercado americano, embarcando na onda de crescimento do Campeonato Inglês.

"Eu tenho orgulho deste momento, claro. Para chegar ao topo da carreira como apresentador não foi fácil e algumas barreiras tiveram de ser quebradas por eu ter sido jogador de futebol", disse Lineker à Folha.

Como jogador, ele era unanimidade. Com passagens por Leicester, Everton, Barcelona e Tottenham, foi um dos grandes artilheiros da história da sua seleção.

Mas sua atuação nas redes sociais o tornou uma figura controversa. Apenas no Twitter, ele tem 6,77 milhões de seguidores e não se furta de comentar temas políticos. As mensagens contra a saída do Reino Unido da União Europeia e a favor dos refugiados fizeram dele uma das vozes da esquerda no país.

"Acho que por eu ser um ex-atleta de futebol, o que eu escrevo chame mais a atenção, porque pessoas do esporte não costumam se posicionar. Tenho interesse, embora não seja candidato a nada. Não defendo nenhum partido político, mas isso não me impede de defender algumas causas que para mim são importantes. Escrevo o que penso", diz.

Em duas Copas do Mundo, Lineker fez dez gols. Foi o artilheiro do torneio em 1986 (seis gols) e levou a Inglaterra às semifinais em 1990, o melhor resultado da equipe após o título de 1966.

"O troféu vai estar lá [no sorteio dos grupos]? Será o mais próximo que já estive dele. Brincadeira Em 1990 poderíamos ter vencido. Se bem que fizemos a semifinal com a Alemanha e a decisão foi nos pênaltis. Como seria possível classificar?"

Lineker costuma dizer que o futebol é um esporte em que duas equipes chutam a bola por 90 minutos e, no final, os alemães vencem.

No início desta semana, ele participou dos ensaios para o evento desta sexta. A única coisa que diz esperar é não mandar a Inglaterra para o grupo da morte "de novo". No Brasil, em 2014, a seleção foi eliminada após cair em chave com Uruguai, Itália e Costa Rica.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: