Folha de S. Paulo


Por Chapecoense, Fifa pede 1 minuto de silêncio em todos jogos no mundo

Sirli Freitas/Divulgação/Flickr
Jogadores da Chapecoense durante jogo contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro
Jogadores da Chapecoense durante jogo contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro

Como forma de homenagear as 71 vítimas do voo que levava a Chapecoense em acidente ocorrido há um ano, a Fifa determinou que todas as partidas no mundo realizadas nesta terça (28) e quarta-feira (29) respeitem um minuto de silêncio.

A entidade também produziu um documentário de 24 minutos falando sobre a tragédia e o processo de reerguimento do clube. Os quatro sobreviventes brasileiros foram ouvidos na produção: os jogadores Jackson Follmann, Alan Ruschel e Neto e o jornalista Rafael Henzel.

Na rodada do último fim de semana do Campeonato Brasileiro, a CBF já fez o mesmo tipo de homenagem antes do início das partidas.

Na Série B, na última sexta-feira (24), jogadores do Figueirense entraram em campo para a partida contra o Paysandu com uma faixa homenageando as vítimas: "1 ano de saudade. O Figueirense se solidariza com os familiares das vítimas da maior tragédia do futebol".

HOMENAGEM NA ITÁLIA

O Torino homenageará a Chapecoense. O time italiano jogará especialmente com uniforme verde contra a Atalanta no próximo sábado (2), pelo Campeonato Italiano.

Além da homenagem, o clube produzirá 1.500 uniformes verdes em alusão à Chape, cujo valor obtido será revertido para as vítimas do acidente.

O acidente aéreo da Chape comoveu o Torino, que também enfrentou tragédia do gênero. Em maio de 1949, o avião que transportava o elenco do time italiano caiu. Os 31 passageiros a bordo morreram. Dezoito deles defendiam o Torino, que na época possuía um dos melhores times da Europa.

PLACA INAUGURADA NA COLÔMBIA

Joaquin Sarmiento/AFP
Soldados colocam coroa de flores perto à placa inaugurada na Colômbia
Soldados colocam coroa de flores perto à placa inaugurada na Colômbia

A terça-feira foi marcada por uma série de tributos também na Colômbia. Na cidade de La Unión, próxima de Medellín, onde a aeronave caiu, uma placa com o nome de todas as vítimas e sobreviventes foi inaugurada.

Uma cápsula do tempo também foi feita e nela foram depositados diversos objetos, entre eles uma camisa autografada por todos os jogadores do Atlético Nacional (COL), adversário da Chapecoense na final da Sul-Americana de 2016.

A cápsula só será aberta daqui a 40 anos.


Endereço da página:

Links no texto: